Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Serviços Favoritos

Imprensa

Skip Navigation Links

Alunos da UFPR auxiliam TCE na fiscalização de obras da Copa

Copa 2014

Alunos da UFPR auxiliam TCE na fiscalização de obr ...

Convênio prevê utilização de laboratórios da universidade para testar a qualidade de materiais; ao envolver a comunidade, parceria estimula o controle social sobre o gasto público
Nos próximos dias, uma equipe de 28 estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se unirá aos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) com um objetivo específico: fiscalizar as obras que estão sendo realizadas para que Curitiba sedie jogos da Copa do Mundo de 2014. Trata-se de um conjunto de 12 obras que visam melhorias no escoamento do tráfego e no transporte público e somam aproximadamente R$ 575 milhões, em investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba.

O trabalho integrado de fiscalização é resultado de convênio assinado nesta quarta-feira (5 de setembro), entre o presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, e o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. O convênio se estenderá até o próximo ano, quando as obras para a Copa deverão estar concluídas. O termo de cooperação que deu origem ao convênio foi firmado em janeiro, quando foi realizada uma etapa preliminar de preparação dos estudantes para o trabalho de auditoria.

"Com parcerias como estas, o Tribunal busca desenvolver a cidadania, com a participação da sociedade na avaliação de resultados das ações públicas", comemora Guimarães, entusiasta do estímulo ao controle social sobre o gasto público. Na avaliação do reitor, ao participar do trabalho, a universidade - que completa 100 anos em dezembro - contribui para a formação cidadã de seus alunos e amplia sua atuação junto à sociedade.

"Estudamos em uma universidade pública e precisamos retribuir à sociedade o investimento que recebemos dela durante nossa formação. É importante contribuir na fiscalização de obras públicas, com as quais teríamos pouco contato durante a graduação", afirma Alysson Araújo Suetugo, 22 anos, estudante do quarto ano de Engenharia Civil beneficiado pelo convênio. Ele acompanhou a reunião ao lado de dois colegas de curso: Amanda Leite Ferreira e Henrique Vianna Dias.

Qualidade de materiais
Nesta fase da parceria, os estudantes contribuirão na análise de projetos e orçamentos já encaminhados ao TCE. Em seguida, atuarão na fiscalização física das obras. O engenheiro Luiz Henrique de Barbosa Jorge, coordenador de Engenharia e Arquitetura do Tribunal, destaca que um dos aspectos mais importantes do convênio é a possibilidade de utilização dos laboratórios da UFPR para a análise de materiais. "Queremos estender a parceria para outras obras, além da Copa, especialmente na avaliação da qualidade da pavimentação de ruas e estradas", afirma.

O professor Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do Departamento de Construção Civil da UFPR, destaca a importância da parceria na formação dos futuros engenheiros e arquitetos. "Para eles, uma obra representa o mesmo que um hospital para o estudante de Medicina", compara Lacerda, que coordena o convênio pela UFPR. "Para a universidade, esse trabalho permite o exercício de suas condições essências, de promover ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico e extensão."

O convênio envolve um projeto pedagógico da universidade e foi articulado pela Gerência de Relações Interinstitucionais do TCE, comandada pelo analista de controle Pedro Paulo de Farias. Os 28 estudantes - 25 de graduação e três de pós-graduação -, assim como os professores envolvidos, receberão bolsa-auxílio do Tribunal.

PAF Social
O convênio com a UFPR é a segunda iniciativa do TCE para agregar o conhecimento e a capilaridade da área acadêmica ao exercício do controle social. O outro é o Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social), desenvolvido com as sete universidades estaduais paranaenses. No PAF Social, um grupo de 350 alunos e professores atuou junto ao Tribunal na realização de auditorias sociais em todas as regiões do interior do Estado, nas áreas de gestão do lixo, compra e distribuição de medicamentos e transporte escolar, além da construção de indicadores de gestão municipal.

Apresentados em julho, os resultados do trabalho dos universitários foram consolidados por técnicos do TCE e serão apreciados pelos conselheiros, em sessão plenária. Nos próximos meses, serão debatidos em audiências públicas com os gestores e a sociedade.


Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social TCE-PR

Enviar

Enviar