Visando dar agilidade ao processo de preparação dos dados e de sistematização na coleta de informações necessárias ao exercício do controle externo na área municipal, o Tribunal de Contas, por meio do Sistema de Informações Municipais - SIM, deu um importante passo para a modernização da análise das contas públicas municipais.
Todas estas informações irão compor a Prestação de Contas Anual do exercício financeiro correspondente, subsidiando a análise dos demais sistemas de controle externo implementados pelo Tribunal de Contas. Configura-se o SIM num amplo instrumento de planejamento para a realização de programas de auditorias.
A implementação do Sistema estimula as administrações municipais para que exerçam suas atividades de forma racional, ordenada, honesta, equilibrada e regular sob a égide dos princípios de Administração da legalidade, legitimidade e publicidade, constituindo-se, ainda, em eficiente mecanismo auxiliar às atividades de Controle Interno.
O Sistema SIM-AM é estruturado para recepcionar e processar as seguintes informações:
- Planejamento: Informações do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias , do Plano Municipal de Saúde e do Plano Municipal FMCA.
- Contábil, orçamentário e financeiro: Execução da despesa (empenhos), arrecadados e contabilidade financeira e patrimonial.
- Patrimônio: Cadastro de Bens e suas movimentações.
- Licitações: Participantes e vencedores de todas as licitações. Anotação das despesas de licitação.
- Contratos: Contratos com empresas e profissionais liberais celebrados em função das licitações.
- Obras públicas: Acompanhamento da realização das obras municipais, seus contratos e licitações.
- Controle Interno: Cadastro de Veículos e Equipamentos, consumo de combustível, quilometragem percorrida e horas máquinas trabalhadas