Tribunal apresenta ao Crea-PR suas ferramentas que usam inteligência artificial
Institucional
As iniciativas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que utilizam inteligência artificial (IA) foram apresentadas nesta quinta-feira (5 de setembro) à direção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O órgão de representação profissional busca conhecer as práticas de outras instituições que já utilizam a tecnologia para aprimorar sua atuação. Segundo o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, um dos objetivos é tornar mais ágil a aprovação de projetos em ações conjuntas com as prefeituras e as unidades regionais do Corpo de Bombeiros.
A reunião foi articulada pelo conselheiro Augustinho Zucchi. Ele destacou a importância da integração entre as instituições como forma de ambas prestarem melhores serviços à sociedade. Também participaram do encontro, pelo Crea-PR, o gerente de Tecnologia da Informação, Leandro Araújo; e a assessora dessa área, Tatiana Breda. As ações do TCE-PR, foram apresentadas pelo coordenador de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social, Ricardo Alpendre; e os gerentes de projeto da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) José Ricardo Guimarães e Márcio Takahashi.
O Crea-PR mantém parceria histórica com o Tribunal de Contas. Atualmente está sendo desenvolvido o Projeto Ver a Cidade, comandado pela Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do TCE-PR, que visa integrar estudantes de Engenharia Civil das quatro universidades estaduais que oferecem esse curso no processo de fiscalização de obras públicas atrasadas ou paralisadas. Nessa parceria, o Crea-PR atua na área de responsabilidade e ética profissional.
Avia e ChatTCE-PR
A equipe do TCE-PR explicou que as ações envolvendo a utilização da inteligência artificial tiveram início em maio de 2023, com a instituição, pela Presidência, do Programa Salto Tecnológico. A apresentação focou em dois projetos: o Avia - Atendimento Virtual por Inteligência Artificial e o ChatGPT customizado para o Tribunal, chamado de ChatTCE-PR.
O Avia é uma plataforma que tem como base a inteligência artificial generativa -que gera textos a partir das informações que recebe -. Ela é programada para fornecer respostas de forma rápida e objetiva, após buscar informações numa base de dados própria de materiais escritos, que conta com artigos elaborados pela Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS), além de documentos produzidos por outras unidades do Tribunal.
A solução utiliza os recursos de inteligência artificial da Open AI, na nuvem da Microsoft, para realizar suas operações de forma segura, garantindo a confidencialidade e integridade dos dados utilizados. A ferramenta está em uso interno e deve ser lançado oficialmente ainda neste ano, para o atendimento aos jurisdicionados do Tribunal.
Já o ChatTCE-PR é um assistente virtual capaz de responder dúvidas e fornecer informações relevantes de maneira rápida e eficiente. A ferramenta é alimentada pelo modelo GPT 3.5 Turbo, com um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, que pode gerar texto com base em prompts fornecidos. Com uma base de conhecimento extensa e atualizada, o ChatTCE-PR pode fornecer orientações sobre os procedimentos e normas do Tribunal, além de auxiliar no acesso a documentos e informações relevantes.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR