Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Serviços Favoritos

Imprensa

Skip Navigation Links

Novo "data center" amplia segurança de dados e operações do TCE-PR

Institucional

Equipamentos do novo data center do TCE-PR, estrut ...

A ampliação do poder computacional é uma medida crucial para que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná possa enfrentar os desafios impostos pelo crescente volume de informações auditadas pela Corte. À medida que a sociedade evolui e os processos se tornam mais complexos, o TCE-PR tem que processar e analisar dados em larga escala com agilidade e precisão.

É para atender a esse cenário que a Casa está implantando um seu novo complexo de data centers, um marco significativo para a segurança e confiabilidade das operações. "A capacidade de processamento robusta permitirá ao Tribunal acompanhar a velocidade das transações, identificar padrões, detectar irregularidades e fornecer insights valiosos para aprimorar a gestão pública no Paraná", prevê o auditor de controle externo José Augusto Cheute, titular da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Além do data center principal, já instalado no Edifício-Sede, haverá um data center modular de back up, no Edifício-Anexo, pronto para entrar em operação em caso de desastre ou falhas no complexo principal. A sede do TCE-PR está localizada no bairro Centro Cívico, em Curitiba.

Segurança é a palavra que melhor resume o investimento do Tribunal nessa ação, que integra o Programa Salto Tecnológico, atualmente em implantação na Casa. O data center possui elevada proteção contra incêndio; monitoramento 24 horas, para identificar anormalidades na operação, possibilitando atuação preventiva; equipamentos para assegurar o fornecimento de energia mesmo em períodos de indisponibilidade; controle de acesso por biometria e operação setorizada, o que limita a circulação em cada área somente às pessoas autorizadas. Todos esses itens de segurança são detalhados no quadro abaixo.

 

Fibra óptica

Esta foi a primeira entrega do Projeto Data Center.  A segunda, que deve ser concluída nos próximos dias, consiste na substituição da infraestrutura de rede pela GPON (Gigabit Passive Optical Network). Baseada em fibra óptica, essa tecnologia proporciona maior largura de banda e menor tempo de resposta. "A modernização da infraestrutura de rede é fundamental para garantir alta velocidade e confiabilidade na comunicação entre os servidores e os dispositivos", explica o auditor de controle externo Lúcio Thadeu Coelho de Moura, gerente do Projeto Data Center.

Para assegurar a eficiência do complexo, o Tribunal já adquiriu novos e potentes equipamentos de processamento e armazenamento de dados. O pregão foi realizado em 12 de março e a previsão de entrega desses equipamentos é o início do segundo semestre.

 

PRINCIPAIS INOVAÇÕES DO DATA CENTER

ESTRUTURA

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS

Sala Segura

 

O site principal do complexo será uma Sala Segura, projetada para oferecer elevada proteção contra incêndios. Os painéis utilizados são certificados pela norma ABNT 10.636, garantindo resistência a 120 minutos de chamas.

Segmentação e setorização

 

O data center será setorizado, com áreas distintas para operadoras, telecomunicações, sala elétrica e DTI (equipe de TI do Tribunal). Essa estratégia de segmentação visa aumentar a segurança, evitando a circulação de pessoas em locais não autorizados.

Detecção e combate a incêndios

 

Um sistema de última geração, com extintor a gás Novec 1230, complementará a proteção do ambiente, sem prejudicar os equipamentos.

Redundâncias elétricas

 

O TCE-PR aplicará redundâncias elétricas em conceito Tier III, com elementos de Tier IV. Essas redundâncias garantem a resiliência contra falhas e indisponibilidades, evitando paralisações não programadas.

Monitoramento 24 horas

 

Todos os ativos do Tribunal serão monitorados em tempo real por um Network Operations Center (NOC). Esse monitoramento constante permitirá a identificação de anormalidades na operação, possibilitando correções antes que gerem falhas e elevando o up time (tempo de atividade ininterrupta do sistema).

Controle de acesso biométrico e vigilância 24 horas

 

O acesso ao complexo será restrito a pessoas autorizadas, graças a um sistema de controle de acesso por biometria. Além disso, câmeras internas e externas garantirão vigilância contínua, 24 horas por dia.

Back up modular

 

Dada a importância das informações estratégicas da gestão pública que utiliza, o TCE-PR optou por uma estratégia de máxima segurança na preservação de dados. O site principal estará conectado a um data center modular, instalado no Edifício-Anexo do Tribunal, pronto para assumir as operações em caso de falha ou desastre no data center principal. Essa solução, baseada na tecnologia FM500, da Huawei, garantirá a continuidade das atividades críticas. A solução será composta de racks autônomos, mas que já virão da fábrica com todos os componentes de energia, refrigeração, monitoramento e sistema de incêndio integrados.

Fonte: Diretoria de Tecnologia da Informação/TCE-PR

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar