Conselheiro busca subsídios para análise das contas do governador junto à sociedade
Institucional
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) Maurício Requião, relator da prestação de contas de 2024 do governador do Paraná, realizou, na última quarta-feira (6 de novembro), reunião com entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de buscar informações para subsidiar seu trabalho.
Segundo o conselheiro, "trata-se de uma experiência inovadora, que busca dar mais transparência na fiscalização do patrimônio público e incentivar o controle social sobre a administração estadual".
Além do relator, esteve presente à abertura do encontro o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, que destacou que a participação da sociedade agrega qualidade às atividades de fiscalização do Tribunal.
Os participantes tomaram conhecimento do atual estágio da análise das informações disponíveis e tiveram acesso ao cronograma de trabalho da equipe auxiliar do relator. Em seguida, apresentaram suas experiências e avaliaram o impacto de políticas públicas nos seus respectivos segmentos.
Presenças
Estiveram presentes representantes da União Brasileira das Mulheres (UBM), União Paranaense dos Estudantes (UPE), Grupo Dignidade, Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Federação das Comunidades Quilombolas, Território Sagrado (representantes da população indígena), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única das Favelas (Cufa), Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Paraná (SindSaúde-PR), Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Pastoral Carcerária e profissionais da saúde mental e da luta antimanicomial, bem como representantes de instituições de ensino superior.
Além de encontrar-se com movimentos sociais, a equipe designada para o trabalho de análise das contas também tem realizado reuniões com sindicatos patronais e de trabalhadores, universidades, conselhos de classe e outros segmentos, a fim de estabelecer canais para o recebimento de informações para a análise das contas governamentais.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR