Valéria Borba será reconduzida como procuradora-geral do MPC-PR nesta quarta

Ministério Público de Contas

A procuradora Valéria Borba representa o Ministéri ...

Valéria Borba, atual procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR), será reconduzida ao cargo de chefia da instituição para o biênio 2022-2024 nesta quarta-feira (4 de maio). A cerimônia de posse será realizada às 14 horas, na abertura da sessão semanal do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), realizada por videoconferência e com transmissão ao vivo pelo canal da Corte no YouTube.

Membro decana do órgão ministerial, Valéria foi nomeada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, por meio do Decreto nº 10.704/2022, publicado no Diário Oficial do Estado nº 11.151, de 5 de abril, após participar do processo eleitoral interno do MPC-PR, em 18 de março, no qual foi a mais votada.

Cabe ao governador do Estado indicar o procurador-geral do MPC-PR dentre os nomes que integram a lista tríplice formada pelos integrantes da carreira do MPC-PR. O procurador-geral exerce a função de chefia do Ministério Público de Contas. É o responsável pela gestão administrativa e pela representação do órgão, que atua junto ao TCE-PR. O mandato é de dois anos, permitida uma recondução.

Valéria Borba ocupa o cargo de procuradora-geral desde maio de 2020. Natural de Paranaguá (Litoral do Estado, possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1994 tornou-se procuradora do MPC-PR (Decreto nº 3.647), após aprovação em concurso público. Durante o biênio 2013-2014, integrou o Conselho Superior do MPC-PR.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar