Tribunal participa de missão da OCDE sobre implementação dos ODS no Paraná
Institucional

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, participou, na manhã desta terça-feira (23 de maio), da cerimônia de abertura de evento que está sendo promovido até esta quarta (dia 24) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo governo estadual em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O encontro é realizado pela Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes). Esta é a quarta missão da OCDE no Paraná dentro do programa "Uma Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".
A iniciativa foi criada pela entidade internacional para apoiar cidades e regiões de diversos países ao redor do globo na tarefa de desenvolver, implementar e monitorar estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a integrar o programa, ainda em 2019, junto com outras nove regiões e cidades de outros países. O foco do evento desta semana é avaliar a implantação de ações recomendadas pela OCDE para o Paraná acelerar o alcance dos 17 ODS, bem como de suas 169 metas.
Pioneirismo
Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o fato de o Paraná ser o primeiro estado do país a fazer essa parceria com a OCDE para se comprometer com o cumprimento da Agenda 2030 é motivo de orgulho. "Fizemos um pacto com os prefeitos e prefeitas paranaenses, que conseguem promover mais rapidamente as transformações locais, para implementar os ODS em nosso Estado, transformando o Paraná em referência no Brasil e no mundo", afirmou.
O coordenador da iniciativa na OCDE, Stefano Marta, destacou que a busca pelo alcance dos ODS é uma responsabilidade compartilhada. "Trabalhar aqui no Paraná está sendo uma oportunidade de aprendizado para a OCDE sobre como envolver os municípios, as universidades, a iniciativa privada e a sociedade civil na implementação da Agenda 2030", disse.
Na visão da superintendente-geral da SGDES e vice-presidente do Cedes, Keli Guimarães, o pioneirismo do Paraná na adoção de medidas para alcançar os ODS é "prova de que nosso Estado é um lugar de gente que trabalha, cuida, respeita e não deixa ninguém para trás".
Até o momento, foram concluídas três fases do programa, o qual já resultou na apresentação de relatórios da OCDE que destacam os pontos fortes do Paraná em relação aos ODS. Esses documentos também fornecem orientações sobre as ações necessárias para reduzir as disparidades territoriais entre os municípios do Estado, bem como no interior deles.
Com base nas avaliações realizadas nos municípios paranaenses, a OCDE definiu sete recomendações para o Paraná. Alinhada às recomendações, a SGDES aceitou a proposta da Organização Mundial da Família para implantar no Estado, de forma piloto, a Universidade dos Prefeitos e Líderes Locais, cujo objetivo é a capacitação de lideranças municipais para estimular a aceleração dos mecanismos de implementação e acompanhamento local da Agenda 2030.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR