Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Tribunal conclui ciclo de oficinas sobre políticas públicas da Nova PCA

Capacitação

A capacitação foi realizada em 15 municípios, marc ...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) concluiu nesta semana, em Curitiba, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), o ciclo de oficinas de avaliação de políticas públicas a partir da Nova Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos paranaenses, implantada por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).

A capacitação foi realizada em 15 municípios, envolvendo 3.812 participantes que debateram questões municipais nas áreas de educação, saúde, assistência social, administração financeira, previdência social, transparência e relacionamento com o cidadão.

Segundo o coordenador das Oficinas de Políticas Públicas, o auditor de controle externo Eduardo Schnor, "conseguimos trazer diversos interlocutores que estão na ponta, prestando serviços à população, para debater os principais temas da administração municipal, num projeto que finalizou de forma exitosa". Para o ouvidor Patrick Machado "foi mais uma forma do Tribunal contribuir com a gestão dos municípios, fazendo um check-list da boa prestação do serviço público".

 

Público

O público-alvo das oficinas foram gestores e servidores públicos municipais que atuam nas seis áreas pesquisadas e responderam os questionários encaminhados pelo Tribunal, que somaram um total de 821 questões. Foram secretários municipais, diretores e coordenadores de escolas, nutricionistas, gestores de RPPS, responsáveis pela gestão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dentre outros profissionais.

O objetivo das oficinas foi apresentar os resultados obtidos na PCA de 2022 - a primeira sob o novo formato - e debater melhorias que possam ser implantadas já neste ano. Nas oficinas foram realizadas atividades práticas com os questionários, que foram aplicados pelo TCE-PR entre agosto e setembro de 2022.

O ciclo de oficinas foi iniciado em junho e se estendeu até esta semana tendo sido realizado em Pato Branco, Ivaiporã, Campo Mourão, União da Vitória, Guarapuava, Maringá, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Cianorte, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cascavel, Umuarama, Londrina e Curitiba.

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar