Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

TCE-PR vai assinar, em Brasília, acordo para a fiscalização de obras com satélites

Parcerias

Imagens de satélite podem melhorar a fiscalização ...

Nesta quinta-feira (9 de dezembro), às 17h30, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai assinar com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acordo visando o monitoramento de grandes obras públicas com a utilização de satélites. A parceria com o MCTI será desenvolvida por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O projeto visa treinar pessoal técnico do Tribunal de Contas do Paraná para analisar as imagens que serão fornecidas pelo INPE, ampliando as ações de fiscalização sobre as obras. A viabilidade técnica da iniciativa já foi confirmada pelo ministro Marcos Pontes, que destacou o projeto por ser inédito e com condições de ser estendido aos 33 Tribunais de Contas brasileiros.

O INPE já testou o uso dessa tecnologia em três obras no Paraná: um hospital em Francisco Beltrão; a pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro; e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá. Foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

Com a nova tecnologia haverá um ganho expressivo na quantidade de obras fiscalizadas e um acompanhamento mais preciso do cronograma de execução. A parceira ganha ainda mais relevância neste momento, em que as viagens para a inspeção in loco das obras estão restritas, devido à pandemia da Covid-19. No trabalho, deverão ser usadas as imagens do sistema de satélites atualmente utilizado pelo governo brasileiro.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar