TCE-PR promove, nesta quinta, dois eventos de capacitação do controle social

Controle Social

Controle social é a participação do cidadão na fis ...

Nesta quinta-feira (24 de setembro), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizará dois eventos online de estímulo à participação do cidadão na fiscalização da gestão pública. Ambos serão transmitidos ao vivo pelo canal da Escola de Gestão Pública no YouTube e pelo Facebook do TCE-PR. A participação não requer inscrição prévia.

O Fórum de Controle Social terá início às 10 horas e a Capacitação de Membros de Conselhos Municipais e de Observatórios Sociais, às 14 horas. O objetivo dos dois eventos, que eram realizados presencialmente antes do início da pandemia da Covid-19, é estimular e capacitar cidadãos para acompanhar mais de perto a administração pública. Os cursos integram o programa É da Sua Conta, lançado pelo TCE-PR com o objetivo de promover o controle social sobre gastos, serviços e políticas públicas. Ao lado do controle interno e do controle externo - exercido pelo Tribunal de Contas e o Poder Legislativo -, o controle social forma o tripé de agentes que contribuem para a eficácia das ações administrativas e o combate à corrupção e ao desperdício de dinheiro público.

O público do Fórum de Controle Social é formado por membros de observatórios sociais, conselheiros municipais, estudantes, jurisdicionados do Tribunal e outros interessados. A realização do fórum tem o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR). Os participantes do evento da manhã conhecerão tecnologias que potencializam o controle social e como utilizar a Ouvidoria do Tribunal para apontar problemas e cobrar soluções da administração pública. À tarde, os principais temas são as atribuições, composição e legislação que rege a atuação dos conselhos municipais.