TCE-PR passa a integrar convênio com instituições que elaboram MapBiomas

Institucional

Mapa de Cobertura e Uso da Terra no ano de 2021, e ...

A convite da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná passou a integrar a rede colaborativa de entidades que elaboram o MapBiomas, conjunto de mapas anuais que apresentam a cobertura vegetal, a superfície de água, a ocorrência de incêndios florestais e o uso do solo no Brasil. Agrupando dados entre 1985 até os dias atuais, o MapBiomas é um dos instrumentos mais eficazes e confiáveis para medir os índices de desmatamento no país. Uma de suas ações é a emissão de relatórios e alertas de desmatamento.

O Projeto MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, organizações não-governamentais e empresas de tecnologia. O Acordo de Cooperação Técnica do qual o TCE-PR agora faz parte visa colaboração e intercâmbio de dados e informações sobre a cobertura vegetal e o uso da terra no Brasil. Também busca o compartilhamento de conhecimento, experiências, ferramentas e metodologias de interesse estratégico para promover proteção, conservação, recuperação e desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros, no âmbito do Projeto MapBiomas.

O Acordo de Cooperação Técnica foi celebrado inicialmente entre a Atricon, a Associação Transparência e Integridade (Transparência Internacional - Brasil), e o Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável.  A participação do sistema brasileiro de controle externo na iniciativa foi definida durante o 1º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, realizado em Manaus, em setembro passado.

Com relatoria do então presidente, conselheiro Fabio Camargo, o processo de adesão do TCE-PR à parceria foi aprovado pelo Pleno da Corte, na sessão de plenário virtual nº 18/2022, concluída em 8 de dezembro passado. A decisão está contida no Acórdão nº 3199/22 - Tribunal Pleno, veiculado em 14 de dezembro, na edição nº 2.892 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

 

Serviço

Processo nº:

683917/22

Acórdão nº:

3199/22 - Tribunal Pleno

Assunto:

Convênio e Congêneres

Entidade:

Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Interessados:

Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Associação Transparência e Integridade - TI Brasil, Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável

Relator:

Conselheiro Ivens Zschoerper Linhares

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar