TCE lança portal na internet
Imprensa

Um espaço virtual onde os quatro públicos do Tribunal - cidadãos, jurisdicionados, imprensa e servidores - encontrarão informações completas, claras e de fácil acesso. Assim é o novo Portal do TCE na internet, que entra no ar nesta terça-feira (18). Concebido segundo as técnicas mais atuais de construção de sites, ele conta com um conteúdo diversificado e visual amigável, aproximando a população das decisões e atividades da Casa e estimulando o controle social.
"O novo portal representa um salto de qualidade, tanto para o público interno quanto para os públicos externos", afirma o presidente, Fernando Guimarães, idealizador do site, que foi construído pelos técnicos do Tribunal com a consultoria do Instituto Curitiba de Informática (ICI). Entre os avanços, itens que asseguram a acessibilidade a deficientes auditivos e visuais e a conexão com as redes sociais, com Facebook, Twitter e Youtube. O portal também tem uma versão mobile.
Favorecer o acompanhamento das atividades da Corte por parte da população, fornecendo subsídios para que a cidadania se organize e fiscalize de perto as contas públicas, é uma das características mais relevantes do portal. Ele contém vários espaços nos quais são disponibilizadas informações - relatórios, documentos, decisões dos órgãos colegiados, arquivos em áudio e vídeo - que possibilitam uma ação mais efetiva do controle social.
Os novos mecanismos de busca instalados tornam mais fácil o acesso às decisões da Casa. Por meio deles, os interessados encontram jurisprudência, decisões com ou sem força normativa e súmulas, entre outros itens. Podem consultar o acervo da Biblioteca, assistir a vídeos de treinamento ou reportagens de televisão que têm como tema as atividades do Tribunal. Também encontram informações de caráter econômico e financeiro do município onde moram.
Alguns serviços existentes no site antigo estão presentes, também, no novo portal. Contudo, apresentam novas funcionalidades e estão com o acesso mais facilitado. Um exemplo é o e-ContasParaná, que está com aparência atual. A consulta às receitas e despesas do TCE, as listas de servidores - efetivos, comissionados e estagiários -, a emissão de certidões e cálculos disponibilizados pelo Tribunal, entre outros, também tiveram ganhos.
Autor: Coordenadoria de Comunicação Social - TCE/PR
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - TCE/PR