Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Sônia Bridi: obras públicas devem levar em conta as mudanças climáticas

Institucional

A jornalista Sônia Bridi durante palestra na abert ...

Referência no jornalismo ambiental, a repórter especial da Rede Globo Sônia Bridi recomenda aos Tribunais de Contas que cobrem, nos projetos e na execução de obras públicas, medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A sugestão foi dada na palestra de abertura do 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC 2023), realizado em Florianópolis nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Autora do livro Diário do Clima, que reúne as experiências de uma série de reportagens por 14 países, em busca de explicações e soluções para o problema do aquecimento global, a jornalista repetiu, a membros e profissionais de comunicação que atuam nos TCs, alguns alertas: nos últimos 35 anos, o Brasil queimou o equivalente a um quarto de seu território ao menos uma vez; o degelo provocado pelo aquecimento global desprendeu para os oceanos seis vezes mais icebergs do que havia na época do naufrágio do Titanic, em 1912; o Brasil vem perdendo a superfície de água de forma brutal.

A jornalista afirmou que o trabalho dos TCs contribui para que o jornalismo profissional leve à população informação fundamentada, já analisada e com possibilidade de estabelecer o contraditório. "Todo mecanismo de controle é um garantidor dos direitos do cidadão. A cada centavo de dinheiro público mal investido, alguém corre risco de vida, na fila de um hospital, numa estrada malconservada que levou a um acidente. A boa administração pública garante a qualidade de vida e a vida acima de tudo."

Sônia Bridi afirmou que todos os gastos têm que ser transparentes, democráticos e promotores de igualdade e desenvolvimento social.  "Quanto mais transparência, melhores serão os gastos, de melhor qualidade." Para "traduzir" informações complexas à maior parcela possível da população - função principal do jornalismo -, é necessário que as fontes no setor público sejam acessíveis e transparentes. "O que a gente não sabe não é capaz de questionar e de mudar."

 

Yanomamis

A questão ambiental é o ponto central da crise humanitária que afeta gravemente o povo Yanomami, tema da mais recente reportagem produzida por Sônia Bridi e sua equipe. Foi o garimpo ilegal na área ocupada por essa etnia, em Roraima, que degradou rios, matou peixes, espantou a caça e levou doenças aos indígenas. "Não tem mais água limpa para beber, não tem peixe. Foi um projeto deliberado de aliciamento e de morte que acontecia debaixo dos olhos do Exército Brasileiro."

A produção da reportagem, que expôs a tragédia Yanomami para o mundo, só foi possível a partir do início deste ano, quando as autoridades federais permitiram acesso dos jornalistas à reserva indígena e a informações do tema. "O compromisso do jornalismo é prestar serviço à sociedade. Não é dizer o que a audiência quer ouvir, mas o que precisa saber para tomar decisões conscientes sobre seu futuro", concluiu Sônia Bridi.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar