Semana de Integração apresenta perspectivas de atuação do TCE-PR em 2024
Capacitação

As diferentes perspectivas da atuação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná ao longo de 2024 estão sendo apresentadas na 3ª Semana de Integração, que se realiza entre segunda e quarta-feira (4 a 7 de março), das 9 às 12 horas, no auditório do TCE-PR, em Curitiba. O evento interno é organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte.
Com o tema "O TCE-PR construído por todos nós", a Semana de Integração foi aberta pelo presidente, conselheiro Fernando Guimarães, às 9h40 desta segunda-feira, após um café de boas-vindas aos participantes. Ele destacou a importância do convívio e da diversidade entre os servidores.
"As pessoas são heterogêneas, daí a importância de se respeitar o dom e a vontade de cada um em relação ao trabalho. É fundamental o trabalho integrado, de uma forma feliz, em que se compartilham dúvidas e soluções", afirmou o presidente, reforçando que "considera fundamental sempre observar o brilho nos olhos de cada um" dos servidores.
Em seguida, a mestre em Criatividade e Inovação Maria Elisa Moreira ministrou palestra sobre a construção de um processo decisório confiável.
Nesta terça (5), o coordenador-geral de Fiscalização, Djalma Riesemberg Junior, fará o lançamento da edição de 2024 do Programa AuditaTC, que estimula a participação de servidores das unidades-meio nas auditorias do Plano de Fiscalização (PAF) do Tribunal. A assessora da Presidência Adriana Lima Domingos apresentará o Plano de Trabalho de 2024 da Rede Integrar, formada pelos 33 TCs brasileiros.
A apresentação seguinte mostrará três fiscalizações realizadas pelo Tribunal com diferentes arranjos institucionais: as auditorias no Novo Ensino Médio, realizada pela Primeira Inspetoria de Controle Externo (1ª ICE) em parceria com a Rede Integrar; nas políticas públicas estaduais de enfrentamento à violência contra a mulher, proposta pela Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefes) e realizada em 13 países latino-americanos; e na Coordenação no Cuidado na Saúde, executada em parceria pela 3ª ICE e a Coordenadoria de Auditorias (CAUD).
Controle Interno e Controle Social serão os temas debatidos na quarta-feira (6). O auditor de controle externo Eduardo Schnorr, da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM), apresentará a realidade do Controle Interno nos municípios paranaenses, constatada no trabalho de implantação da Nova Prestação de Contas (PCA) dos prefeitos, por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).
Mauro Munhoz e Ely Celia Corbari, respectivamente inspetor e coordenadora de Fiscalização da Quinta Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE), apresentarão a Cartilha de Diretrizes e Orientações sobre Controle Interno que desenvolveram; e Ricardo Alpendre, titular da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS), falará das ações de estímulo ao Controle Social atualmente desenvolvidas na Casa.
Na quinta (7), os auditores de controle externo da CGM Lucas Barsanti Placco e João Alberto Balduino Maciel, junto com representantes de entidades jurisdicionadas convidados, falarão sobre as Contas de Governo Municipal após as mudanças trazidas pelo ProGov, que deu ênfase à avaliação de políticas públicas. Encerrando a programação, o supervisor de Biblioteca e Jurisprudência da EGP, Fernando do Rego Barros Filho, apresentará inovações do Tribunal na área da Jurisprudência.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR