Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Professores da RMC reúnem-se no TCE-PR para discutir boas práticas em educação

Institucional

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pa ...

Dezenas de professores e gestores na área da educação vindos de diversos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estão reunidos no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), na capital paranaense, nesta terça-feira (10 de dezembro), para compartilhar boas práticas de gestão na área em um seminário promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte.

O evento, idealizado e organizado pela equipe responsável pelas auditorias municipais sobre o tema no âmbito do Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do órgão de controle, contou com a presença do presidente da instituição, conselheiro Fernando Guimarães, que elogiou a iniciativa.

"Graças a Deus, já passou o tempo em que se pensava que o único papel do Tribunal de Contas era encontrar coisas erradas e apontar culpados. Nossa função é encontrar o que há de bom para amplificar, o que há de ruim para melhorar e o que há de ilícito para responsabilizar. Por isso, tenho muito orgulho de, após 30 anos de Casa, estar num seminário compartilhando boas práticas na educação", declarou ele na abertura do encontro.

O conselheiro Maurício Requião, que já ocupou o cargo de secretário de Estado da Educação do Paraná, também integrou a mesa de abertura do evento. Em sua fala, ele cumprimentou o TCE-PR pela promoção do seminário e os gestores e educadores presentes por sua "teimosia".

"Quem se dedica hoje à educação tem que ser teimoso, porque não é fácil. O orçamento da educação está praticamente congelado, e isso é muito frustrante. Na melhor das hipóteses, conseguimos fazer um ajuste aqui ou ali, graças à teimosia de vocês. Por isso, dou muito valor a essa teimosia, que bom que vocês existem - e que bom que há pessoas fazendo este trabalho na área da educação aqui no Tribunal de Contas", disse ele, que é superintendente da Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE), unidade técnica da Corte atualmente responsável pela fiscalização da área temática Educação, Esporte e Cultura na esfera estadual.

O professor Maurício Pastor, do Núcleo de Acompanhamento dos Municípios da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também parabenizou a equipe de auditores do TCE-PR pela realização do seminário de boas práticas. "É uma honra poder estar aqui com os demais professores. Vamos aprender uns com os outros a partir desse brilhante trabalho que os municípios da Região Metropolitana de Curitiba aqui representados estão fazendo", afirmou.

A iniciativa foi saudada ainda pela secretária municipal de Educação de Araucária, Adriana Palmieri. "Precisamos buscar uma educação pública que, de fato, faça a diferença. Então, esperamos que esta parceria com o Tribunal de Contas não morra aqui, pois não fazemos nada sozinhos - juntos, podemos fazer muito mais", disse ela, que também é representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Finalmente, o auditor de controle externo do TCE-PR Nelson Nei Granato Neto, coordenador das auditorias municipais do PAF Educação, deu as boas-vindas aos educadores presentes, afirmando serem eles os "protagonistas" do seminário.

"Este evento é totalmente direcionado a vocês, para que um município possa aprender com o outro. Tivemos a ideia de promover o encontro de hoje logo após termos realizado nossas três primeiras auditorias presenciais neste ano. Percebemos que pouco adiantava apenas recomendarmos melhorias de gestão ou indicarmos boas práticas dentro de relatórios de fiscalização, sem ampliar esses encaminhamentos por meio de uma discussão mais ampla", explicou ele.

 

Boas práticas

Representantes de seis municípios estão apresentando boas práticas no seminário desta terça: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Campina Grande do Sul, Pinhais e Rio Branco do Sul. Todos receberam auditorias presenciais do PAF Educação em 2024.

Enquanto a maioria das políticas abordadas foi identificada pelos auditores do TCE-PR durante as fiscalizações - ou seja, já eram implementadas pelos municípios -, algumas são resultado da própria ação do Tribunal de Contas.

As representantes do Município de Rio Branco do Sul, por exemplo, compartilharam com os presentes os resultados da adoção imediata de duas recomendações feitas pela equipe do órgão de controle que lá esteve neste ano: a oferta de alimentação escolar antes do início das aulas nas escolas municipais e o controle diário de frequência dos alunos - prática que também passou a ser adotada pela Prefeitura de Araucária após a realização de auditoria pelo TCE-PR.

Outras políticas que estão sendo abordadas pelos demais municípios da RMC ao longo do dia, com o objetivo de disseminar boas práticas entre todas as entidades presentes, são a adoção de sistema de avaliação diagnóstica, a realização de assessoria pedagógica, a utilização de fichas de acompanhamento individual dos alunos e a elaboração de sequências didáticas e de planos de aula semanais.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar