Prestação de contas de 2020 é tema de live, nesta quinta-feira, a partir das 14 horas

Capacitação sobre a Prestação de Contas Anual (PCA ...

As regras para as prestações de contas de 2020 dos órgãos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná serão detalhadas em uma live, nesta quinta-feira (25 de março). O debate será transmitido ao vivo, a partir das 14 horas, pelo canal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR no YouTube. A participação não requer inscrição prévia.

Três analistas de controle serão os palestrantes da capacitação Prestação de Contas Anual 2020: Vivianéli Araújo Prestes, atual coordenadora de Gestão Municipal do Tribunal; Joslei Gequelin, servidor da CGM e Roberto Alves Ribeiro, servidor da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF). Durante a transmissão, eles esclarecerão dúvidas dos participantes.

Instruções normativas

Instrução Normativa (IN) nº 157/21 dispõe sobre o escopo de análise das Prestações de Contas Anuais (PCAs) de 2020 dos municípios paranaenses, compreendendo os poderes Legislativo e Executivo, suas administrações direta e indireta, consórcios intermunicipais, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas de Direito Privado - inclusive, entidades fechadas de previdência complementar.

IN nº 158/21 dispõe sobre PCA de 2020 das entidades estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Já a IN nº 160/2021 disciplina o encaminhamento das peças e estabelece o escopo de análise da PCA de 2020 do governador, chefe do Poder Executivo estadual.

A maior parte dos jurisdicionados - chefes de Poder, entidades da administração direta do Poder Executivo, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado - devem apresentar a PCA de 2020 ao TCE-PR até a quarta-feira da próxima semana, dia 31 de março. Para as entidades da administração indireta - autarquias, fundos especiais, sociedades de economia mista, empresas públicas, serviços sociais autônomos, fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público- o prazo é o dia 30 de abril. As PCAs devem ser enviadas em meio eletrônico, pelo Portal E-Contas Paraná.

Acervo

O site da EGP está de cara nova em 2021. Totalmente atualizado, o portal apresenta novo design e funções mais dinâmicas para facilitar o acesso dos interessados aos cursos online disponíveis de forma gratuita na plataforma, que agora podem ser acessados de acordo com sua respectiva área do conhecimento.

A reformulação visa adequar a ferramenta à grande relevância assumida pela Escola ao longo dos últimos anos, especialmente no que diz respeito à excelência no fornecimento de capacitação a gestores e agentes públicos de todo o Brasil. Atualmente, o portal da EGP na internet oferece um acervo de mais de 150 cursos e palestras online, continuamente renovados ou revisados.

Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos. Desde sua criação em 2008, a EGP realizou mais de 3 mil eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 400 mil pessoas - 111 mil delas apenas em 2020, quando a Escola promoveu mais de 100 cursos na modalidade ensino a distância.