Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Papel, importância e futuro das ouvidorias públicas são tema de evento, no dia 14

Capacitação

Cartaz do Ouvidoria Day, evento realizado anualmen ...

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promoverá, nesta quinta-feira (14 de março), o Ouvidoria Day. Além de celebrar o Dia do Ouvidor, comemorado anualmente em 16 de março, o evento busca estimular a criação de ouvidorias nos órgãos públicos paranaenses, capacitar as já existentes e divulgar boas práticas neste setor. "As ouvidorias são instrumentos de controle social e indutoras da transparência pública, que contribuem para o fortalecimento da democracia", afirma o ouvidor-geral do TCE-PR, Patrick Machado.

Aberto ao público, o Ouvidoria Day será realizado das 8h30 às 16h30, no auditório do TCE-PR, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. As inscrições estão abertas no portal da EGP. O evento é dirigido a gestores e equipes de ouvidorias, equipes de controle interno dos órgãos públicos, membros de observatórios sociais e de conselhos municipais.

A palestra de abertura, a partir das 8h50, será feita pelo conselheiro Ivens Linhares, vice-presidente do TCE-PR. Ele apresentará resultados da avaliação na área da transparência e relacionamento com o cidadão, uma das seis políticas públicas analisadas pelo Tribunal a partir de 2022, na Nova Prestação de Contas Anual (Nova PCA) dos prefeitos paranaenses. Essa sistemática de avaliar políticas públicas de alta relevância para a população foi implantada pelo Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).

Às 10h40, o desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz, ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), explicará como uma ouvidoria municipal pode contribuir em ano de eleições. A última palestra da manhã, sobre a importância das ouvidorias para o exercício da cidadania, será ministrada pelo desembargador Fernando Ferreira de Moraes, ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).

Outras quatro palestras estão programadas para a tarde. Às 14 horas, Ricardo Jhum Fukaya, superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná, falará sobre o papel das ouvidorias na transparência pública. O uso da linguagem cidadã no tratamento com o usuário de serviços públicos será o tema abordado, a partir das 14h40, pela advogada Cláudia Silvano, diretora-geral do Procon do Paraná.

Às 15h20, o ouvidor-geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia de Souza, abordará a importância das manifestações da ouvidoria para o controle interno nos órgãos públicos. Encerrando a programação, o ouvidor do TCE-PR fará um prognóstico sobre a ouvidoria do futuro.

 

Serviço   

Capacitação: Ouvidoria Day

Dia: 14 de março (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 16h30  

Local: Auditório do TCE-PR (Praça Nossa Senhora de Salete, sem número, Centro Cívico, Curitiba)   

Inscrições: EGP - Escola de Gestão Pública do TCE-PR 

 

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar