Ouvidor do TCE-PR dá palestra em evento do Tribunal de Contas do Espírito Santo

O ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Paran ...

O ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Estado do Paraná (TCE-PR), Patrick Machado, foi um dos palestrantes convidados para o lançamento da Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas. O objetivo da iniciativa é integrar a atuação da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Espírito Santo com as ouvidorias de outros órgãos públicos daquele estado.

O evento online foi iniciado na tarde desta segunda-feira (18 de outubro) e prossegue nesta terça (19), com transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Contas Públicas do TCE-ES no YouTube. Na abertura, o conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, ouvidor da corte de contas capixaba, apresentou o Projeto Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas.

A palestra do ouvidor do TCE-PR abordou as ouvidorias como ferramenta de participação social, destacando a importância do controle exercido pelo cidadão para o bom funcionamento da administração pública, o combate à corrupção e o desperdício de recursos. "Procurar entender a manifestação independentemente da forma como ela é apresentada é entender que todas as manifestações são legitimas. E isso é a essência do bom atendimento", afirmou Machado.

Além do ouvidor do TCE-PR, entre os palestrantes do evento estão o ouvidor-geral e o ouvidor-geral substituto da União, Valmir Gomes Dias e Fabio Valgas da Silva, respectivamente; a jornalista Melissa Mendroni, servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)  e a consultora Rose Meire Cyrillo, que abordou os desafios das ouvidorias públicas frente à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/2018) e à Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527/2011).