Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Serviços Favoritos

Imprensa

Skip Navigation Links

Ouvidor de contas paranaense recebe honraria concedida pelo TCE de Minas Gerais

Institucional

Patrick Machado, ouvidor do Tribunal de Contas do ...

Patrick Machado, ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), foi homenageado com o Colar do Mérito José Maria de Alkmim, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A honraria é entregue anualmente a personalidades que prestam relevantes serviços ao país, ao Estado de Minas Gerais e ao Sistema Tribunais de Contas.

Realizada na noite desta terça-feira (9 de setembro), no auditório do TCE-MG, em Belo Horizonte, a edição de 2025 comemorou os 90 anos daquela Corte de Contas e contou com 23 homenageados. Instituída em 1995, a comenda leva o nome do mineiro José Maria de Alkmim (1901-1974), que foi ministro - denominação utilizada à época - na primeira composição do TCE mineiro, em 1935; ministro da Fazenda (1956-1958) e vice-presidente da República (1964-1967).

A escolha de Patrick Machado para receber a honraria reconhece sua dedicação ao fortalecimento das instituições de controle externo, promovendo a transparência e a responsabilidade na administração pública por intermédio das ouvidorias de contas. Coordenador do Comitê Técnico de Ouvidorias, Corregedorias, Controles Internos e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB) na temática Ouvidorias, ele atua em palestras e na elaboração de materiais técnicos de orientação sobre o tema.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Machado é ouvidor do TCE-PR desde 2017. É coautor e revisor do livro Ouvidoria dos Tribunais de Contas: O aprimoramento de Suas Atividades; do Manual para Implementação dos Conselhos de Usuários nos Tribunais de Contas; e do manual A LGPD e a LAI nas Atividades de Ouvidoria, relativo à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei nº 12.527/2011).

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar