Ouvidor de contas paranaense recebe honraria concedida pelo TCE de Minas Gerais
Institucional

Patrick Machado, ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), foi homenageado com o Colar do Mérito José Maria de Alkmim, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A honraria é entregue anualmente a personalidades que prestam relevantes serviços ao país, ao Estado de Minas Gerais e ao Sistema Tribunais de Contas.
Realizada na noite desta terça-feira (9 de setembro), no auditório do TCE-MG, em Belo Horizonte, a edição de 2025 comemorou os 90 anos daquela Corte de Contas e contou com 23 homenageados. Instituída em 1995, a comenda leva o nome do mineiro José Maria de Alkmim (1901-1974), que foi ministro - denominação utilizada à época - na primeira composição do TCE mineiro, em 1935; ministro da Fazenda (1956-1958) e vice-presidente da República (1964-1967).
A escolha de Patrick Machado para receber a honraria reconhece sua dedicação ao fortalecimento das instituições de controle externo, promovendo a transparência e a responsabilidade na administração pública por intermédio das ouvidorias de contas. Coordenador do Comitê Técnico de Ouvidorias, Corregedorias, Controles Internos e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB) na temática Ouvidorias, ele atua em palestras e na elaboração de materiais técnicos de orientação sobre o tema.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Machado é ouvidor do TCE-PR desde 2017. É coautor e revisor do livro Ouvidoria dos Tribunais de Contas: O aprimoramento de Suas Atividades; do Manual para Implementação dos Conselhos de Usuários nos Tribunais de Contas; e do manual A LGPD e a LAI nas Atividades de Ouvidoria, relativo à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei nº 12.527/2011).
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR