Oficina de obras públicas do TCE auxilia servidores em projetos no interior do PR
Capacitação

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná concluiu, nesta quinta-feira (11 de setembro), oficina de obras públicas que faz parte da segunda etapa da Jornada das Contratações Públicas: da Teoria à Prática, do Planejamento à Execução, capacitação promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR.
O curso foi realizado em Maringá, na Universidade Cesumar. Os presentes na oficina, em média 40 por turma, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e realizar exercícios práticos para simular o dia a dia de um órgão público, como o planejamento de licitações e a realização da fiscalização de contratos.
Na primeira etapa da formação, os participantes haviam assistido, de forma virtual, a aulas com conteúdos teóricos de noções gerais de governança, planejamento de contratações e formação de preços. Nesta etapa presencial, que ocorre em diversos municípios do Paraná, os temas são reforçados em encontros com auditores do TCE-PR que trabalham em áreas relativas a obras públicas e tecnologia da informação, entre outras.
Relato
Uma das participantes da capacitação, Aline Talma, contadora da Câmara Municipal de São João do Ivaí, na Região Norte do Paraná, afirmou que a participação no evento foi fundamental para auxiliar no projeto de construção da nova sede do Poder Legislativo local.
"As oficinas estão agregando valor ao trabalho do servidor público. Etapas a serem executadas no nosso dia a dia estão sendo demonstradas, o que nos proporciona mais segurança. Como pretendemos realizar uma obra pública para um novo prédio, estamos em busca de modelos de termo de referência e de estudo técnico preliminar (ETP). Então, nossa presença aqui está sendo muito útil", explicou ela.

Diversidade
O auditor de controle externo do TCE-PR Marcel Lanteri Pierezan, um dos supervisores da oficina, ao lado do coordenador de Obras Públicas da Corte de Contas, o engenheiro Paulo Daschevi, destacou a diversidade dos cargos públicos ocupados pelos participantes, o que foi capaz de proporcionar um debate amplo sobre os temas apresentados.
"É uma experiência enriquecedora. Aqui não temos só engenheiros e arquitetos, mas também contadores, advogados, administradores e equipes de contratação. As discussões são importantes e interligam obras, serviços e engenharia. Há muita participação e perguntas, o que nos instiga. É um momento nobre para nós, como servidores, poder orientar", analisou.
Uma das atividades desenvolvidas no curso, por exemplo, foi a elaboração de um ETP com o auxílio da inteligência artificial. Os próximos encontros voltados à realização de oficinas de obras públicas estão previstos para ocorrer na semana que vem, entre os dias 16 e 17 de setembro, simultaneamente em Curitiba e Toledo.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR