Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Oficina de Despesas de Pessoal será realizada nos dias 22 e 23, em Curitiba

Capacitação

O auditor de controle externo Robson Fernandes Soa ...

Nos dias 22 e 23 de abril, a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, realizará, em Curitiba, a Oficina de Despesas de Pessoal. Dirigido aos jurisdicionados da Corte, o curso será ministrado nos dois dias das 8h30 às 17 horas, na Sala de Capacitação da EGP, na sede do TCE-PR, localizada no bairro Centro Cívico. As inscrições são gratuitas e estão abertas no portal da EGP.

O objetivo da oficina é estimular o planejamento e reduzir irregularidades na gestão de pessoal, o principal item da despesa pública. Os conteúdos serão ministrados em quatro módulos: governança aplicada à gestão de pessoas; impacto orçamentário e financeiro da despesa de pessoal; sistema remuneratório dos servidores públicos; e regimes previdenciários.

Os professores dessa capacitação são quatro auditores de controle externo do TCE-PR: Carolina Wunsch Marcelino, Danielle Urban, João Cardon Bernardes e Robson Fernandes Soares. Antes da oficina, os inscritos deverão fazer o curso on-line disponível na área de ensino a distância da EGP, para o nivelamento de conhecimentos no tema.

Ciclo de capacitação

Despesa de Pessoal é um dos cinco temas incluídos pela EGP no ciclo de capacitação de agentes públicos paranaenses em 2024. Os outros são: Controle Interno: Estrutura, Atribuições e Plano Anual de Fiscalização; Obras Públicas e Credenciamento Aplicado a Pequenos Reparos; Orçamentação Pública, Lei Orçamentária Anual e Receitas Municipais; e Vedações em Período Eleitoral e Encerramento de Mandato.

Em polos regionais do interior do Estado, as cinco oficinas são ministradas numa mesma semana, para a racionalização de viagens de servidores do TCE-PR e de recursos logísticos. Esse "combo" de capacitação já foi aplicado em Foz do Iguaçu (de 19 a 21 de março). E está programado para outras quatro cidades: Londrina (maio), Umuarama (julho), Francisco Beltrão (setembro) e Maringá (novembro).

Em Curitiba, as mesmas cinco oficinas serão realizadas de forma individualizada, ao longo do ano. A primeira delas foi o Encontro Sobre Obras Públicas e Credenciamento Aplicado a Pequenos Reparos, em 13 de março, no auditório da seção estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR).

Essas oficinas integram o Plano Anual de Capacitação dos Jurisdicionados do TCE-PR em 2024, elaborado pela EGP a partir das principais demandas identificadas na execução do Plano Anual de Fiscalização (PAF), falhas apontadas pelas unidades técnicas nas prestações de contas, necessidades de atualização decorrentes de alterações legislativas, avaliações realizadas nos cursos oferecidos no ano passado e solicitação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Além do ciclo de capacitação presencial, a EGP vai inserir, ao longo do ano, aproximadamente 80 novos conteúdos online, em sua área de educação a distância (EaD).

Capacitação: Oficina de Despesas de Pessoal

Cidade: Curitiba

Datas: 22 e 23 de abril (segunda e terça-feira)

Horário: 8h30 às 17h