Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Evento promove troca de experiências entre 149 ouvidorias da América Latina

Institucional

Debate em evento do Instituto Latino-Americano de ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) participa, nesta semana, da 15ª assembleia anual do Instituto Latino-Americano de Ombudsman - Defensorias do Povo (ILO, na sigla em espanhol), realizada em Foz do Iguaçu. A convite da instituição, que tem sede em Buenos Aires, a corte de contas paranaense é representada pelo ouvidor, Patrick Machado. O evento se encerra nesta sexta-feira (6 de dezembro), reunindo 149 ouvidorias públicas, de diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México e Curaçao.

Com o tema central Ouvidorias Públicas - Defensorías Del Pueblo: Conflitos, Desafios e Contribuições na Democracia, o evento do ILO é um espaço de fortalecimento da democracia.  Durante o evento se discute o fato de a América Latina e o Caribe constituírem a região mais desigual do planeta. Desta forma, as ouvidorias devem ser vistas como instituições capazes de antecipar novos conflitos, como unidades de gestão institucional.

 

As defensorías del pueblo e as ouvidorias públicas provêm de modelos institucionais diferentes, mas estão ligadas por horizontes semelhantes. Nesse sentido, têm demonstrado uma notável capacidade para desenvolver instrumentos criativos, inovadores e valiosos ao oferecer respostas às mais variadas demandas da sociedade.

Patrick Machado destaca que, com a troca de experiências entre os países, se busca difundir projetos que apresentam bons resultados, a fim de garantir o direito dos usuários de se manifestar e participar da gestão pública.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar