DER informa que desapropriações ainda são obstáculo à conclusão da Rodovia da Uva
Estadual
A conclusão das obras de duplicação entre Curitiba e Colombo da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva, está vinculada ao final dos processos de desapropriação no trecho entre o Contorno Norte de Curitiba e a Rua Theodoro Makiolka. A informação foi prestada à Quinta Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
A 5ª ICE, que tem como superintendente o conselheiro Durval Amaral, questionou o órgão estadual sobre os prazos de conclusão das obras, que já foram parcialmente entregues. A unidade técnica do TCE-PR atualmente é responsável pela fiscalização da área temática de Infraestrutura da esfera estadual, à qual o DER-PR está vinculado.
A PR-417 já foi duplicada entre o Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e a Rua Orlando Ceccon. As obras recentemente inauguradas faziam parte do Lote 2 e foram executadas por meio do contrato CO062/2018DT, celebrado com a empresa Tucumann Engenharia e Empreendimentos Ltda., informou o DER à 5ª ICE.
Pendências
Questionado sobre a previsão de início das obras do Lote 1, desde a Rua Theodoro Makiolka até o Contorno Norte de Curitiba, especificando as pendências ainda existentes para a licitação das obras, o órgão estadual esclareceu que iniciou os serviços de liberação das áreas necessárias à execução da obra de duplicação. "Por se tratar de rodovia em trecho urbano, com alto número de imóveis residenciais, comerciais e industriais, tornando a situação especialmente complexa, optou-se por tratar destas situações antes de licitar a duplicação, garantindo que sua execução não seja afetada após seu início", afirma o documento.
O DER-PR considera ainda que a liberação de áreas adjacentes à rodovia por meio de desapropriação ou reintegração de posse, em ambiente altamente urbanizado, é de fundamental importância para o bom andamento da obra. E informa que, ao final, o trecho contará com seis pistas, em uma extensão de 4,24 quilômetros, sendo três em cada sentido, o que aumentará a capacidade de tráfego de veículos que circulam pela movimentada região, que é uma das principais ligações entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR