Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Parcerias com Governo Federal ampliarão uso de imagens de satélite na fiscalização

Parcerias

Satélite Amazônia 1, integrante do Programa Espaci ...

Duas parcerias do Tribunal de Contas do Estado do Paraná com órgãos do Governo Federal possibilitarão o incremento da utilização de imagens de satélite em atividades de controle externo - especialmente a fiscalização de obras públicas. A formalização dos dois convênios foi aprovada pelo Tribunal Pleno do TCE-PR.

Por solicitação de sua Coordenadoria de Obras Públicas (COP), o TCE-PR vai aderir à Rede Mais Brasil, gerida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal. A adesão a essa rede possibilitará ao Tribunal o acesso diário às imagens produzidas pela chamada "constelação" PlanetScope, composta por mais de 180 satélites.

Sem qualquer custo, o TCE-PR poderá usar essas imagens para auxiliar seu trabalho de fiscalização de obras públicas em todo o Paraná. As imagens da PlanetScope, às quais o órgão de controle externo terá acesso, são fornecidas ao Governo Federal por meio do Contrato nº 18/2020 celebrado entre a Polícia Federal e a empresa Santiago & Cintra Consultoria.

 

INPE

Em outra parceria, o TCE-PR celebrará novo Protocolo de Intenções com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com essa formalização, as duas instituições poderão assinar convênios para o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias envolvendo imagens de satélite. A nova parceira tem duração prevista de dois anos.

No biênio 2021-2022, durante a gestão do conselheiro Fabio Camargo na presidência do TCE-PR, a corte de contas paranaense e o INPE mantiveram uma bem-sucedida parceria nessa área. Imagens de satélite fornecidas pelo órgão federal de tecnologia espacial foram utilizadas em um projeto piloto do TCE-PR na fiscalização de obras públicas no estado.

As principais vantagens apontadas pela equipe técnica do Tribunal de Contas foram o acompanhamento remoto da evolução de edificações em tempo real, sem a necessidade de deslocamento dos auditores de controle externo; o monitoramento de obras executadas em locais de difícil acesso; e a economia de recursos públicos, já que as imagens são fornecidas gratuitamente pelo INPE.

 

Aprovação

A celebração das parcerias com o INPE e o Ministério da Justiça e Segurança Pública receberam pareceres favoráveis da Controladoria Interna (CI) e da Diretoria Jurídica (Dijur) da Corte, além do Ministério Público de Contas (MPC-PR). Em ambas, não haverá transferência de recursos entre as instituições parceiras.

Com relatoria do presidente, conselheiro Fernando Guimarães, os dois processos foram aprovados por unanimidade de votos, na Sessão Ordinária nº 28/24 do Tribunal Pleno, realizada presencialmente no dia 21 de agosto.

O Acórdão nº 2554/24 - Tribunal Pleno, relativo ao convênio com o INPE, foi veiculado em 23 de agosto, na edição nº 3.279 do Diário Eletrônico do TCE-PR. Já o Acórdão nº 2553/24 - Tribunal Pleno, relativo ao convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi veiculado em 26 de agosto, na edição nº 3.280 do DETC.

 

Serviço

Processo nº:

712825/23

Acórdão nº:

2553/24 - Tribunal Pleno

Assunto:

Convênio e Congêneres

Entidade:

Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Interessado:

Ministério da Justiça e Segurança Pública

Relator:

Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães

 

Processo nº:

517232/24

Acórdão nº:

2554/24 - Tribunal Pleno

Assunto:

Convênio e Congêneres

Entidade:

Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Interessado:

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Relator:

Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar