Esclarecimento: TCE-PR não elaborou ranking sobre obras em municípios

Imagem estilizada do Edifício-Sede do TCE-PR, no b ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) desconhece a origem de ranking de avaliação do desempenho dos prefeitos na execução de obras ao longo dos últimos anos, que vem sendo atribuído à instituição. Nos últimos dias, algumas prefeituras têm divulgado informações que apontam o desempenho de seus gestores na execução de obras em relação ao número de habitantes.

Para tanto, usam como fonte de referência o TCE-PR. No entanto, o Tribunal afirma que, além de não realizar esse tipo de pesquisa, não autoriza o uso da instituição como fonte em notícias e peças publicitárias, como vem ocorrendo.

No portal do Tribunal na internet, o cidadão pode conferir quais e quantas obras estão sendo realizadas em seu município, a partir de dados declaratórios de cada prefeitura, que incluem valores, prazos, contratos, nomes de empreiteiras e outras informações. Basta acessar o Portal Informação para Todos (PIT).

O TCE-PR reitera que desconhece e não promove qualquer tipo de pesquisa para medir o desempenho dos gestores dos municípios em relação à execução de obras.