Nesta sexta, TCE-PR completa 70 anos de atuação em defesa do dinheiro público

Institucional

Logomarca dos 70 anos do TCE-PR, desenvolvida pelo ...

Há exatos 70 anos - no dia 2 de junho de 1947 - o Tribunal de Contas do Estado do Paraná começava a escrever sua história bem-sucedida. Atualmente, o TCE-PR fiscaliza a aplicação do dinheiro público pelo Estado, os 399 municípios e entidade privadas paranaenses e é reconhecido como um dos mais atuantes e eficazes órgãos de controle externo brasileiros.

 "Tenho o privilégio e a honra de comandar a Casa neste momento tão especial", declara o presidente, conselheiro Durval Amaral, em mensagem especial de vídeo dirigida aos servidores, jurisdicionados e à população do Estado. Ele destaca que o TCE-PR só obteve esse reconhecimento graças ao comprometimento e à qualificação técnica de seu corpo funcional. "Manter as conquistas e continuar promovendo o crescimento institucional da Casa, com eficácia e transparência, é o nosso desafio."

Para comemorar seus 70 anos, nos próximos dias 28 e 29 de junho o TCE-PR promoverá o 2º Fórum de Controle Externo. O fórum será realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. A participação é gratuita. O Tribunal apenas solicita dos participantes a entrega de uma lata de leite em pó, que será doada ao Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar Estadual).

 

Painéis e oficinas

Com 50 palestrantes e foco no controle social, o fórum será um dos maiores eventos gratuitos sobre a gestão pública já realizados no Brasil. A previsão é de que o evento reúna aproximadamente 2.000 pessoas. A programação, formada por painéis, palestras e oficinas, contempla as principais áreas da administração pública: auditoria, licitações e contratos, contabilidade, transparência e atuação da sociedade, transferência voluntária de recursos, controle interno, atos de pessoal e obras.

Realizado pela Escola de Gestão Pública  do Tribunal, o 2º Fórum de Controle Externo é dirigido a gestores e servidores, empresários que contratam com a administração pública, estudantes e entidades da sociedade civil. O evento tem patrocínio da Itaipu Binacional, do Sistema Fiep e do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA). E conta com apoio do Observatório Social do Brasil (OSB), do  Sebrae e do Fórum Permanente da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).

  

Hotsite

As inscrições e as informações do 2º Fórum de Controle Externo do TCE-PR estão reunidas num hotsite na internet. Nele está publicada a programação completa dos dois dias do evento, mapa com localização do Centro de Eventos da Fiep, dicas de hospedagem e acesso. Um questionário responde dúvidas dos participantes.

O hotsite traz também uma linha do tempo ilustrada, com os principais fatos das sete décadas de atuação do Tribunal. Nela estão, por exemplo, as imagens das duas sedes: no Centro de Curitiba e a atual, no bairro Centro Cívico. O internauta também poderá acompanhar a evolução tecnológica e procedimental que permitiu à corte de contas promover uma fiscalização cada vez mais ágil, eficaz e voltada ao interesse do contribuinte paranaense.

 

            Serviço

Evento: 2º Fórum de Controle Externo do TCE-PR

Datas: 28 e 29 de junho

Local: Centro de Eventos da Fiep (Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba)

Inscrições: http://www.forumdecontroleexterno.com.br/

E-mail: duvidafce@tce.pr.gov.br

Telefones: (41) 3350-1744 e 1683

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE-PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar