Necessidade de atualização das gestões é destacada por prefeitos em curso do TCE
Capacitação

Na abertura da quarta etapa da capacitação Início de Mandato - Desafios e Responsabilidades: Preparação para a Abertura de Exercício e Prestação de Contas Eficiente, promovida na manhã desta quinta-feira (13 de março) em Cascavel, na Região Oeste do Paraná, os prefeitos participantes destacaram como fundamental a necessidade de atualização permanente dos servidores municipais como forma de garantir uma boa gestão pública.
O curso, que termina nesta sexta (dia 14), é promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) no auditório do Centro Universitário Univel e já passou por outros três municípios até o momento: Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina.
O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, destacou as dificuldades de ser gestor municipal. "Temos prefeitos de nossa região com 16 anos de mandato e que estão desatualizados, daí a importância de o Tribunal estar aqui hoje, junto conosco, para que aqueles que estão ao lado do prefeito, especialmente o procurador e o controlador interno, sejam capazes de ter um acesso mais fácil àquilo que os técnicos do Tribunal possam nos transmitir", afirmou.
Da mesma forma, o prefeito de Cascavel, Renato Silva, disse que todos os presentes ainda têm muito a aprender. "O Tribunal de Contas é um órgão fundamental para a administração pública porque ser prefeito não é uma tarefa fácil, já que o município é como o mar, para onde correm todos os rios. No nosso caso, é para onde correm todos os interesses da sociedade. Daí a necessidade de se ter bons e preparados servidores para gerenciar todos os interesses. Esta é a importância desta capacitação, para que a estrutura das prefeituras esteja atualizada para facilitar a vida de todos os cidadãos", destacou.

Presenças
Cerca de 300 gestores e servidores municipais da região Oeste do Paraná participam da capacitação. Estiveram na mesa de abertura do evento o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares; os prefeitos Renato Silva (Cascavel) e Márcio Rauber (Marechal Cândido Rondon); o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-TCE), Gabriel Guy Léger; a reitora da Univel, Viviane da Silva; e o procurador de Justiça Maurício Kalache, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público do Ministério Público Estadual (MP-PR).
Para iniciar os trabalhos, o conselheiro Ivens Linhares fez uma palestra técnica a respeito dos cuidados que os gestores precisam tomar para evitar o cometimento de irregularidades a partir do início do novo mandato, com foco no Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov). A iniciativa está remodelando a forma com que são apreciadas as prestações de contas anuais dos prefeitos paranaenses.
Série
Promovido pela EGP do TCE-PR, o ciclo de capacitação se estenderá até abril em oito cidades-polo do estado. O objetivo é orientar novos gestores públicos e técnicos da administração municipal, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre os desafios e responsabilidades que acompanham o início de um novo mandato, as prestações de contas, o planejamento municipal e outros assuntos de interesse das gestões 2025-2028, que se iniciaram em 1º de janeiro.
As próximas duas sedes da série de cursos já estão definidas: serão em Guarapuava, nos dias 20 e 21 de março; e em Campo Mourão, nos dias 27 e 28 de março. Já as localidades dos eventos restantes do ciclo, bem como as respectivas associações regionais de municípios atendidas, serão anunciadas em breve pela EGP.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR