Fernando Guimarães: "Legado de minha gestão foi deixar servidores trabalharem"
Institucional
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, que está encerrando sua segunda gestão à frente da Casa no biênio 2023-2024, o grande legado de sua administração foi "dar liberdade e autonomia para deixar os servidores do órgão trabalharem em prol do Tribunal".
"Meu objetivo sempre foi motivar e aproveitar o potencial de todos vocês. Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos ao longo desses dois anos, e a atividade de cada um aqui foi fundamental, independente da área de atuação ou de ser membro, servidor efetivo, comissionado, terceirizado ou estagiário", completou o dirigente.
Guimarães proferiu, na manhã desta terça-feira (3 de dezembro), a fala de abertura da 4ª Semana de Integração do TCE-PR, evento de capacitação voltado ao público interno da Corte de Contas que acontece até esta quinta (dia 5) no auditório do órgão de controle, em Curitiba.
Esta edição, cujo tema é O TCE-PR construído por todos nós, tem como foco principal a transição entre a atual gestão do conselheiro Fernando Guimarães e a gestão do presidente eleito, conselheiro Ivens Linhares, que tomará posse em janeiro para o biênio 2025-2026.
Inovação
Também presente na ocasião, o conselheiro Augustinho Zucchi, quebrou o protocolo para parabenizar o conselheiro Fernando Guimarães por sua "brilhante gestão" à frente do Tribunal de Contas e desejar sorte ao novo presidente, conselheiro Ivens Linhares.
"Estou há pouco tempo aqui na Casa, mas já posso dizer que conheci muita gente competente e pessoas maravilhosas aqui no Tribunal de Contas do Paraná", afirmou o conselheiro, que estava acompanhado do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Gabriel Guy Léger; do procurador do MPC-PR Flávio Berti; e dos conselheiros-substitutos José Maurício de Andrade Neto e Muryel Hey.
O coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Djalma Riesemberg Júnior, também fez uso da palavra para destacar que outro tema em evidência na 4ª Semana de Integração da Casa será a inovação na atividade de auditoria.
"O trabalho de relatoria e instrução processual que realizamos será muito diferente daqui a dois ou três anos com o avanço da tecnologia da inteligência artificial, e nós precisamos estar preparados para isso", ressaltou ele.
"O grande desafio do auditor hoje não é apenas a técnica e o método, mas sim a análise de dados. Também precisamos avançar nesse campo e, felizmente, na área municipal do TCE-PR, temos uma base de dados gigantesca que pode nos ser muito útil", complementou.
Palestra
A primeira palestra do evento foi ministrada pela coordenadora-geral do Laboratório de Gestão Inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Luana Faria, com o tema "Como contar histórias com dados: desenvolvendo habilidades para inovar".
Em sua fala, a conferencista contou a história da criação e desenvolvimento do laboratório e destacou a importância da criação de um ambiente propício para se inovar, dando grande ênfase à comunicação interna para tanto.
"Pesquisas mostram que nós, servidores, não sabemos nos comunicar dentro e fora de nossas organizações. Os cidadãos não entendem o que a gente faz. E uma possível solução para isso é a contação de história engajadoras" explicou Luana.
Em seguida, ela forneceu uma série de exemplos práticos sobre como melhorar a forma de comunicação cotidiana e a realização de apresentações, dando foco à objetividade, ao uso da linguagem simples, ao emprego de imagens como suporte à fala e ao texto e à busca pelo despertar de emoções no interlocutor.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR