Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Serviços Favoritos

Imprensa

Skip Navigation Links

Estudantes da UEM serão capacitados para fiscalizar obras na segunda e terça-feira

Controle Social

O auditor de controle externo Ricardo Alpendre, co ...

Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberão, no início da próxima semana, capacitação para fiscalizar obras paralisadas na região. É a etapa preparatória do projeto Ver a Cidade, que está sendo desenvolvido em parceria entre a instituição, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Na segunda-feira (18 de março), a partir das 14 horas, a palestra será no campus da UEM em Umuarama, ministrada pelo auditor de controle externo Paulo Augusto Daschevi, coordenador de Obras Públicas do TCE-PR. Na terça-feira (19), na sede da universidade, em Maringá, o palestrante será o também auditor Luiz Henrique de Barbosa Jorge, servidor da unidade. Nas duas ocasiões, também falará aos estudantes o gerente regional do Crea-PR em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho. Os três palestrantes são engenheiros civis.

O projeto Ver a Cidade envolverá alunos de graduação das quatro universidades estaduais que possuem cursos de Engenharia Civil - além da UEM (que ministra o curso nos campi de Maringá e Umuarama), a UEPG (Ponta Grossa), a UEL (Londrina) e a Unioeste (Cascavel). No total, 60 universitários e dez professores dessas quatro instituições atuarão na fiscalização e apuração de informações sobre obras municipais paralisadas nessas cinco cidades e suas respectivas regiões, sob supervisão do Crea-PR e após receber capacitação técnica.

O ciclo de reuniões preparatórias foi iniciado na última segunda-feira (11), na sede da UEPG, em Ponta Grossa. Depois da UEM, as palestras ocorrerão no dia 26 de março, na UEL, em Londrina; e no dia 2 de abril, na Unioeste, em Cascavel. Nesses encontros, os servidores do TCE-PR falam sobre a importância do Controle Social - a contribuição que os cidadãos podem dar na fiscalização da gestão pública -, explicam o funcionamento do Termo de Cooperação Técnica e detalham os objetivos e a metodologia do projeto. Já os representantes do Crea-PR abordam a questão da responsabilidade ético-profissional.

 

14 iniciativas

O projeto Ver a Cidade faz parte de um conjunto de 14 iniciativas que serão desenvolvidas pelo TCE-PR com as sete universidades estaduais paranaenses para fortalecer o Controle Social. O Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR) e as universidades foi assinado em 20 de janeiro, na sede do TCE-PR, em Curitiba. A participação dos universitários nessas ações contará como atividades de extensão.

No TCE-PR, os trabalhos envolvem a Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS), na operacionalização do convênio junto às universidades; e a Coordenadoria de Obras Públicas (COP), na capacitação técnica, consolidação dos dados e sua utilização como insumo para suas futuras fiscalizações do Tribunal.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar