Em evento internacional, profissionais debatem desafios da comunicação dos TCs

Institucional

O diretor de Comunicação Social do TCE-PR, Nilson ...

A ativação de uma rede de comunicação dos Tribunais de Contas, com o objetivo de enfrentar os novos desafios relacionados a essa área de atuação dos órgãos de controle externo brasileiros. Essa foi a proposta surgida em um encontro que reuniu jornalistas de 28 TCs, em Foz do Iguaçu, onde está sendo realizado o 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

A reunião foi coordenada pelo diretor de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Nilson Pohl. O TCE-PR é um dos organizadores do evento, ao lado do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).

 

Resultado

O documento final produzido na ocasião será encaminhado à Atricon e ao Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Segundo Pohl, a ativação da rede e a oficialização de uma política nacional de comunicação para os TCs servirão para lidar com questões recentes que impactam diretamente na comunicação desses órgãos. Ele citou como exemplo a iminente entrada em vigor da Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade), a qual pode afetar o trabalho de divulgação das ações das cortes de contas.

A reunião também serviu para os presentes apresentarem as práticas inovadoras adotadas em seus órgãos de origem. No caso do TCE-PR, Pohl falou sobre o encaminhamento de conteúdo audiovisual produzido pelo próprio setor de comunicação do Tribunal a emissoras de rádio e televisão, o que facilita a inserção de assuntos relevantes ao controle externo na imprensa regional. Foram apresentadas ainda outras atividades inovadoras na área, como a implementação da Política de Comunicação Social do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Evento

O 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas teve início na segunda-feira (11 de novembro) e chega ao fim nesta quinta (14), tendo reunido cerca de 800 pessoas. Além de painéis para debater os assuntos atualmente mais relevantes para o controle externo da administração pública, o evento também conta com reuniões paralelas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos científicos.?

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar