Em evento, Fabio Camargo renova apelo por maior parceria com vereadores

O presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, ...

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, renovou nesta quinta-feira (16 de setembro) o apelo aos vereadores paranaenses para que continuem sendo parceiros do TCE-PR nos municípios, acompanhando o correto emprego dos recursos públicos e contribuindo, assim, para a melhoria das condições de vida da população. Foi durante palestra no 9° Congresso de União e Fortalecimento da Vereança, que é promovido pela União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). Iniciado na terça-feira (14), o evento se encerra nesta sexta-feira em Curitiba.

Ex-vereador por Curitiba, Camargo, que foi vice-presidente da Uvepar de 2000 a 2003, foi recebido pelo atual presidente da entidade, Fred Freitag, vereador do Município de Peabiru (Noroeste do Estado). Freitag destacou a importância da parceria com o Tribunal de Contas como forma de garantir o cumprimento de um mandato eficiente. Ele destacou que a Uvepar está à disposição para fortalecer ainda mais a parceria já existente, com os objetos de otimizar o exercício do controle externo e fomentar o desenvolvimento do municipalismo em todas as regiões do Paraná.

O presidente do TCE-PR reforçou o papel de orientação que é exercido pelo órgão. "Sem abrir mão de nossas competências constitucionais, o Tribunal se firma cada vez mais como um orientador do gestor público, atuando a priori e evitando que se cometam erros no uso do recurso público, que possam prejudicar a população. Para tanto, quer contar com uma atuação dos vereadores paranaenses, que são os fiscais mais próximos do Executivo."

No congresso, o TCE-PR também esteve representado pelo coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão, Wilmar da Costa Martins Júnior. O analista de controle esclareceu dúvidas dos vereadores sobre diversos temas relacionados à atuação do Tribunal.