Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Dia 6, Cláudia Costin participa de debate nacional sobre a Educação no TCE-PR

Institucional

A professora e ex-ministra Cláudia Costin, em even ...

Historicamente, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná tem trazido a Curitiba personalidades, teóricos e especialistas para debater cenários e caminhos para a melhoria da gestão pública. Um desses momentos será a próxima quinta-feira (6 de outubro), quando a Casa receberá a ex-ministra Cláudia Costin, uma das principais autoridades brasileiras na área da Educação. Ela fará a principal conferência do Encontro Regional Sul em comemoração aos 30 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Com o tema Educação - do Controle Social à Fiscalização, o evento, organizado pela Atricon, será realizado no auditório do Tribunal, das 13h30 às 17h30. Nele, será apresentada a evolução da parceria entre o TCE-PR e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para levar à rede estadual de ensino conteúdos do Programa Jovem no Controle, desenvolvido pela Escola de Gestão Pública do Tribunal com o objetivo de estimular o controle social do gasto público. Está prevista a participação do titular da Seed-PR, Renato Féder, nessa explanação.

O evento contará também com palestras de dois auditores do controle externo do Tribunal. Elizandro Brollo, coordenador de Auditorias, falará sobre as fiscalizações realizadas pela unidade na área da Educação, no âmbito do Plano Anual de Fiscalização (PAF). Eduardo Schnorr, gerente do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), apresentará a Nova Prestação de Contas Municipal, atualmente em implantação. Válida já a partir do exercício de 2022, a Nova PCA dos prefeitos paranaenses avaliará a execução das principais políticas públicas, inclusive na Educação.

O evento em Curitiba vai encerrar o ciclo de cinco encontros regionais promovidos pela Atricon desde o final de agosto. Os demais foram realizados em Brasília (Centro-Oeste), São Paulo (Sudeste), Maceió (Nordeste) e Manaus (Norte).

 

Banco Mundial e Harvard

Nascida em São Paulo e filha de imigrantes romenos, Cláudia Maria Costin é formada em Administração Pública, possui mestrado em Economia Aplicada à Administração e doutorado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas. Professora universitária em diversas instituições - como FGV, PUC-São Paulo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora na área da educação, ela foi ministra da Administração e Reforma do Estado de 1995 a 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Também foi secretária de Cultura do Estado de São Paulo (de 2003 a 2005) e secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro (de 2009 a 2014), período em que a nota das escolas municipais na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu 22%. Atuou ainda no Banco Mundial e lecionou na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar