Curso do TCE-PR sobre a Nova Lei de Licitações reúne 500 pessoas em Foz

O auditor de controle externo Gihad Menezes minist ...

Entre estas quarta e quinta-feira (27 e 28 de julho), 500 pessoas, incluindo gestores públicos, servidores e profissionais do meio jurídico, estiveram em Foz do Iguaçu para participar de uma capacitação voltada ao estudo dos pontos polêmicos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021).

O curso, gratuito, foi promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O mesmo evento será realizado em Jacarezinho (Norte Pioneiro) no mês de agosto, ainda sem data definida.

A capacitação contou com palestras do procurador do Ministério Público de Contas (MPC-PR) Flávio de Azambuja Berti e de representantes do corpo técnico do TCE-PR: o diretor da EGP, Edilson Liberal; o titular da Coordenadoria de Atos de Gestão do TCE-PR Wilmar da Costa Martins; e os analistas de controle externo do TCE-PR Flávia Toledo e Gihad Menezes. De acordo com os participantes, a capacitação esclareceu diversos pontos da nova norma.

Para a pregoeira do Município de Piraí do Sul (Campos Gerais), Bianca Verner, que atua no setor de licitações há mais de cinco anos, o evento presencial serviu para conhecer novos métodos de trabalho, além de trocar conhecimentos com os demais presentes. "Saio com uma nova visão acerca dos pontos polêmicos da Nova Lei de Licitações e cheia de motivação para enfrentar a mudança e colocá-la em prática. Costumo dizer que deixo os cursos do TCE-PR com muito mais dúvidas do que certezas e, por mais contraditório que pareça, sempre ressalto que a dúvida é o que nos motiva a buscar sempre mais conhecimento", afirmou ela.

"Foi bem abrangente. Além do mais, a experiência e a dedicação dos palestrantes foram fundamentais para o sucesso do nosso aprendizado. Sem dúvida, esses conhecimentos serão muito importantes para minha qualificação profissional", disse Guilherme Cavalheiro, servidor do Departamento de Contratos da Prefeitura de Santa Lúcia (Oeste).

Outro ponto do curso avaliado como positivo pelos presentes foi a maior segurança que estes terão para adotarem decisões administrativas do dia a dia. "O curso me ajudou a entender pontos importantes da Nova Lei de Licitações. O TCE-PR está de parabéns pela iniciativa, pois atividades como essa nos auxiliam a desenvolver um trabalho mais transparente e seguro", declarou Sara Munique Leal, servidora de câmara municipal.

A advogada Karina Maie expressou a mesma opinião: "O curso foi ótimo, com professores maravilhosos, didáticos, e temas que nos auxiliam imensamente no trabalho diário."