Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Curso do IRB capacita servidores do TCE-PR em normas de auditoria pública

Parcerias

O conselheiro do TCE-AM Érico Desterro e Silva dá ...

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Fórum Nacional de Auditoria estão realizando curso sobre as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) para servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. A capacitação, ministrada entre terça e quarta-feira (12 e 13 de março), no auditório da corte, em Curitiba, tem o apoio da Escola de Gestão Pública do TCE-PR e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O curso foi aberto pelos conselheiros do TCE-PR Nestor Baptista, presidente da corte, e Ivan Bonilha, presidente do IRB. A palestra de abertura foi ministrada pelo conselheiro do TCE-AM Érico Xavier Desterro e Silva. O presidente do TCE paranaense destacou que "Bonilha faz um trabalho extraordinário à frente do IRB e Desterro é um dos melhores conselheiros do país, reconhecido internacionalmente."

Bonilha informou que a intenção do IRB ao promover o curso é suprir uma grande carência dos TCs de forma geral: o conhecimento das NBASP. "Este encontro é preparatório para um encontro nacional que faremos em Curitiba. Com essas ações, queremos demonstrar para a sociedade que estamos trabalhando muito para melhorar nossa prestação de serviço", afirmou o conselheiro, que preside o órgão de estudos, pesquisas e capacitação dos tribunais de contas brasileiros no biênio 2018-2019.

Na palestra de abertura, Desterro afirmou que as NBASP devem ser efetivamente implementadas pelos TCs. "Algo que, infelizmente, ainda não ocorre plenamente hoje. E nós não conseguiremos implementá-las se não tivermos uma boa governança, que deve ser algo sistêmico, adotado pelo órgão como um todo", afirmou o conselheiro do TCE-AM. "Precisamos reafirmar a posição constitucional dos TCs e dizer para a sociedade para que serve um TC. Temos que dar o exemplo para poder cobrar o jurisdicionado."

"A boa governança nos dá mecanismos de reavaliação e monitoramento, é uma atividade contínua. A sociedade, ao ver instituição transparente e que reconhece seus erros, se identifica e fica mais satisfeita. Políticas abertas e transparentes criam interlocução melhor com a sociedade organizada", completou o palestrante.

Nos dois dias, o curso está sendo ministrado por quatro analistas de controle do TCE-PR - Crislayne Cavalcante de Moraes, Denise Gomel, Marcio José Assumpção e Nelson Granato Neto - e pelos servidores do TCE da Bahia José Raimundo Bastos de Aguiar e do TC do Distrito Federal Luiz Genédio Mendes Jorge.

          

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar