Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Controle Interno é tema de oficina no encerramento de capacitações em Foz

Capacitação

Os servidores do TCE-PR Ely Celia Corbari e Guilhe ...

No último dia das cinco capacitações realizadas pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (21 de março), a Oficina de Controle Interno procurou estimular um debate envolvendo cerca de 80 controladores internos de municípios do Paraná. A realização do ciclo de capacitação do TCE-PR teve apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

O principal objetivo da oficina foi induzir a Unidade Central de Controle Interno (UCCI) a ter mais presença dentro dos órgãos de administração pública, já que em muitos casos ainda existe resistência. O Controle Interno visa assegurar a conformidade dos atos de gestão e contribuir para que os objetivos e metas estabelecidos pelo órgão ao qual está vinculado sejam cumpridos.

Para embasar a oficina, realizada no auditório do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz), a auditora de controle externo Ely Celia Cobari e o assessor técnico Guilherme Arruda, utilizaram a Cartilha de Diretrizes e Orientações sobre Controle Interno, edição de 2024, revisada com o que há de mais atual no tema, produzida tecnicamente por ambos e pelo auditor Mauro Munhoz, tendo como idealizador do projeto o conselheiro Durval Amaral e a EGP.

"O objetivo de atualizar essa cartilha foi de amparar as Unidades Centrais de Controle Interno tanto dos municípios quanto do Estado do Paraná. Um órgão de controle interno permite que você consiga implantar as políticas públicas de forma mais eficaz e eficiente", explicou Arruda.

Para Ely Celia, o contato presencial realizado pelos controladores internos permite compreender mais os seus anseios, bem como padronizar as normas de funcionamento da unidade. "Importante pensar o que é Controle Interno. Qual a atividade da unidade. Fazer com que se tenha mais controle da administração pública nos seus atos. Para isso é necessário compartilhar experiências com diversos atores envolvidos na área", analisou.

A controladora interna do município de Jardim Alegre (Região Central do Estado), Luciana Alves Ferreira, ressalta que a proximidade com o Tribunal traz benefícios para realizar as atividades com mais segurança. "Os cursos oferecidos, tanto de forma online como presencial, agregam muitas informações, principalmente no plano de trabalho, nas atividades cotidianas e também uma oportunidade de falar sobre auditorias internas", opinou Luciana.

 

Orçamento

Simultaneamente à Oficina de Controle Interno, ocorreu o enceramento da capacitação Orçamentação Pública, Lei Orçamentária Anual e Receitas Municipais realizada no auditório da Polícia Federal em Foz, com uma palestra do diretor financeiro do TCE-PR, Edson Custódio, para cerca de 300 gestores públicos municipais e estaduais.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar