Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Público Paraná na Alep tem nova data

Institucional

O troféu do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). ...

Com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), a 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) teve sua cerimônia de encerramento remarcada para nova data. O evento será realizado no dia 11 de outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A premiação visa valorizar as boas práticas da gestão pública municipal em todo o Estado.

A cerimônia celebrará as iniciativas e projetos inovadores na gestão pública que buscam promover a eficiência e a transparência no serviço público. O PGP-PR é uma importante ferramenta para reconhecer e incentivar as boas práticas e a excelência na administração pública que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Educação e cidadania

Desde 2013, foram 1.611 projetos homologados e 436 premiados. A premiação já está consolidada como uma das mais importantes deste segmento no país. O tema deste ano é Educação Fiscal e Cidadania: Saber é Poder, Agir é Transformar! Serão reconhecidas iniciativas que ajudem as pessoas a entenderem melhor a respeito dos impostos, para que elas possam participar ativamente de uma sociedade mais justa e transparente.

A educação fiscal e a cidadania são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática. Por meio da educação fiscal, as pessoas são capacitadas a compreender como funcionam os tributos, a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos. Isso promove maior transparência e responsabilidade na gestão fiscal, contribuindo para o combate à corrupção e para o fortalecimento das instituições democráticas.

Ao entender a importância de uma gestão fiscal responsável, os cidadãos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo o uso adequado dos recursos em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura. Em suma, investir em projetos de educação fiscal e cidadania é investir no fortalecimento da democracia e na construção de um futuro mais justo e próspero para todos.

Para que o ciclo de boas práticas seja virtuoso, todas as iniciativas inscritas são anexadas no Banco de Projetos abrigado no site da premiação. Lá, os gestores podem entender o funcionamento e o plano orçamentário de cada projeto, de tal maneira que as iniciativas possam ser implementadas em qualquer lugar.

A premiação é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com o apoio da Alep e do TCE-PR.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar