Auditor de controle externo toma posse como conselheiro-substituto do TCE-PR

O recém-empossado Livio Sotero Costa (2º da esquer ...

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fabio Camargo, deu posse, na tarde desta sexta-feira (16 de setembro), a Livio Fabiano Sotero Costa, que passou a ser o quinto integrante do corpo de conselheiros-substitutos da Corte. Servidor efetivo do Tribunal há 13 anos, Livio Costa já ocupava o cargo de auditor de controle externo e foi aprovado num segundo concurso, para conselheiro-substituto.

Na posse, o novo integrante do colegiado agradeceu o apoio do presidente, de seus pares e de seus familiares e reforçou o compromisso de cumprir as leis que regulamentam o controle externo. Por sua vez, o presidente agradeceu aos familiares do conselheiro-substituto "pela oportunidade de ter no Tribunal uma pessoa qualificada, humilde e respeitosa".

Livio Costa estava acompanhado da esposa, Cintia, também servidora do Tribunal; da mãe, Maria Alice; e da afilhada Maria Eduarda. Prestigiaram a posse os conselheiros-substitutos Cláudio Augusto Kania, Thiago Barbosa Cordeiro e Tiago Alvarez Pedroso, além da procuradora- geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Valéria Borba; o diretor-geral, Lúcio Flávio Batalha; o diretor do Gabinete da Presidência, Thiago Napoli, e vários servidores da Corte.

Currículo

Nascido em Teresina, capital do Piauí, Livio Fabiano Sotero Costa tem 44 anos e mora em Curitiba desde a infância. É formado em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); e em Direito, pelas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil). Tem especializações em Direito Público e em Ministério Público - Estado Democrático de Direito, ambas pela Unibrasil; e MBAs em Gestão Pública - Ênfase em Controle Externo, e em Compliance e Gestão de Risco - Ênfase em Governança e Inovação, ambas pelo Centro Universitário FAE.

Antes de ingressar no serviço público, Costa foi gerente de supermercado. Entre 2006 e 2009, exerceu o cargo de analista administrativo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), exercendo atividades junto ao Núcleo de Contadoria da Procuradoria Federal. Após aprovação em concurso público, tomou posse no cargo de analista de controle - atualmente denominado auditor de controle externo - do TCE-PR em 21 de maio de 2009.