Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Auditor de controle do TCE-PR publica livro sobre parcerias público-privadas

Institucional

O auditor de controle externo do TCE-PR Edilson Li ...

O auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Edilson Gonçales Liberal publicou, em janeiro, o livro Elementos Orçamentários e Fiscais nas PPPs Sociais: O Caso das Escolas Infantis de Belo Horizonte. A obra analisa esta que foi a primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, sobre educação realizada no Brasil.

 O livro é fruto da dissertação de mestrado em Direito Público, concluído em 2020, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O autor foi orientado por Vera Monteiro, uma das maiores especialistas em PPPs do Brasil, professora da FGV e professora convidada da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ela escreveu o prefácio do livro.

 Quando estava produzindo a dissertação, Liberal foi motivado a analisar as questões de reequilíbrio econômico-financeiro nas PPPs e iniciou o estudo sobre o caso das escolas infantis de Belo Horizonte.

Os resultados da pesquisa estão divididos em duas partes: a primeira faz uma contextualização sobre essa PPP, abordando desde as providências pré-licitatórias até o décimo termo aditivo assinado. A segunda avalia os aspectos orçamentários e fiscais do munícipio que a implantou, desde o período pré-contratual até o ano de 2022.

Além de mostrar resultados acerca dos pontos positivos e os que poderiam melhorar na contratação do Município de Belo Horizonte, o livro alerta para os desdobramentos nos instrumentos orçamentários e fiscais quando um ente federado estiver realizando uma PPP.  

De acordo com a Lei 11.079/2004, a parceria público-privada é um contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. O ente privado presta serviço em seu nome, mas o poder público contribui financeiramente para realização e manutenção da obra ou serviço. O objetivo das PPPs é atrair o setor privado para investimentos de infraestrutura que são necessários para a população, cujos recursos envolvidos excedem a capacidade do setor público.

"Esse tema das PPPs está em aberto e os governantes não vão escapar de discuti-lo. Eu espero que o livro contribua para a discussão sobre a provisão de infraestrutura pelo Estado. Os governos, federal, estadual e municipal, não poderão se furtar dessa discussão", comenta Liberal.

 

Currículo

Apesar de esse ser o primeiro livro publicado, a trajetória profissional de Edilson Liberal sempre foi permeada por licitações e contratos. Servidor do TCE-PR desde 2010, atualmente ele integra a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM), após ocupar os cargos de diretor da Escola de Gestão Pública (EGP) e supervisor de Licitações e Contratos da Casa. O auditor é bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Direito Público pela FGV-SP.

 

FICHA TÉCNICA

Livro: Elementos Orçamentários e Fiscais nas PPPs Sociais: O Caso das Escolas Infantis de Belo Horizonte

Autor: Edilson Gonçales Liberal

Editora: Dialética

Ano de publicação: 2023

Preço: R$ 64,90

Link para compra:

https://loja.editoradialetica.com/humanidades/elementos-orcamentarios-e-fiscais-nas-ppps-sociais-o-caso-das-escolas-infantis-de-belo-horizonte 

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar