Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

30ª Revista Digital traz artigos de servidores que concluíram MBA no TCE-PR

Institucional

Capa da edição nº 30 da Revista Digital do TCE-PR.

Dois artigos de servidores que em 2020 concluíram o MBA em Compliance e Gestão de Riscos no Tribunal de Contas do Estado do Paraná são destaques da edição nº 30 da Revista Digital do TCE-PR, que acaba de ser publicada. No último biênio, a Escola de Gestão Pública do Tribunal ofereceu a cerca de 70 profissionais da Casa dois cursos de pós-graduação: os MBAs em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo, realizado em parceria com o Centro Universitário FAE; e em Compliance e Gestão de Riscos, promovido junto ao Grupo Educacional Pólis Civitas.

No total, a publicação, que compreende o trimestre entre outubro e dezembro de 2020, traz quatro artigos. Um deles avaliou a possiblidade de utilização da verificação de antecedentes por meio dos mecanismos de background check e due diligence como método de combate à corrupção nas contratações públicas. Cinco servidores do TCE-PR assinam o texto: Adriana Carla Kukla, Cintia Rosa Ferreira, Livio Fabiano Sotero Costa, Melissa Trento e Rosangela do Rocio Cunha Zambruno.

O outro artigo dos alunos do MBA, com o título Compliance e Meio Ambiente, é de autoria dos servidores Adeildo Pedro dos Santos Júnior, Arlindo Davi Ferreira, Talita Santos Gherardi e Wagner Jorge Araújo Nogueira. O grupo analisou a importância do conceito de compliance ambiental no cenário contemporâneo.

O coordenador geral de Fiscalização do TCE-PR na gestão 2019-2020, Rafael Morais Gonçalves Ayres, escreve o artigo "A terceirossetorização e os contornos para a atuação das organizações sociais na área da saúde segundo a orientação do Supremo Tribunal Federal". Formado em edição anterior do MBA em Gestão Pública, Ayres aponta nesse texto os riscos de desvirtuamento das relações entre o poder público e entidades privadas sem fins lucrativos na consecução de políticas públicas.

Escrito por Edcarlos Alves Lima, o quarto artigo veiculado na revista defende a inaplicabilidade da Lei nº 13.979/2020 - que instituiu medidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19 - na contratação de obras de engenharia. Especialista em Gestão Pública e Direito Tributário, Lima atua na Advocacia Geral do Município de Cotia (SP).

 

A revista

Com o objetivo de disseminar as melhores práticas de gestão pública e controle externo, a Revista Digital do TCE-PR publica artigos nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito e Economia, acórdãos selecionados da Corte e legislação que merece destaque, nas esferas federal e estadual, além de normas editadas pelo próprio Tribunal de Contas. Seu objetivo é levar ao jurisdicionado informações atualizadas sobre as principais questões da administração pública.

Reformulada graficamente, desde a edição nº 29 a publicação passou a ser veiculada em site próprio . A revista segue as normas da ABNT e conta com a classificação ISSN 2675-6765. O ISSN (sigla para o termo em inglês International Standard Serial Number) é um número composto por oito dígitos, aceito internacionalmente, que identifica uma publicação em série com o mesmo título - a exemplo de revistas e jornais. O ISSN é um fator essencial para a catalogação científica.

O Conselho Editorial convida gestores e servidores públicos, pesquisadores, consultores, professores e estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado a apresentar artigos para publicação na Revista Digital do TCE-PR, que tem periodicidade trimestral. As normas editoriais e as regras de publicação estão detalhadas ao final da revista.

 

            Serviço

            Publicação: Revista Digital do TCE-PR

            Periodicidade: trimestral

            Site: https://revista.tce.pr.gov.br

            Envio de artigos: conselho.editorial@tce.pr.gov.br

            Telefones: (41) 3350-1665 e 3054-7555

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar