Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

PAF Social

Conteúdo da página:

 


O que é PAF Social

A concepção inicial do Projeto PAF Social baseou-se na premissa de que o controle externo não pode prescindir da parceria com a sociedade, na fiscalização do uso do dinheiro público, que é do contribuinte. Esse é um dever também do cidadão.

Além disso, a percepção cotidiana das deficiências e problemas enfrentados quanto à prestação de serviços públicos, ou mesmo da atuação da administração municipal na melhoria das condições de vida da população, pode ser instrumento fundamental para direcionar as ações do controle externo às áreas mais vulneráveis em cada região do Estado, tornando esta função mais eficiente, eficaz e efetiva.

A ideia subjacente, portanto, está na otimização e no incremento da atuação do TCE/PR nas atividades de fiscalização do Poder Público local, por meio da cooperação técnica-institucional entre entes representativos da sociedade, como Universidades, Conselhos Municipais e Estadual, Órgãos de Classe e Observatórios Sociais.

Essa cooperação, em última instância, pretende abrir caminho ao fortalecimento da Gestão Pública Municipal como um todo, na medida em que auxilia o aprimoramento de processos de controle, na priorização de programas e projetos, na redução dos desvios, enfim, na efetividade da ação pública global.

Como efeito social, essa cooperação é importante instrumento para o desenvolvimento da consciência política, estimulada pela busca de novos patamares de participação popular. Esse envolvimento é imprescindível para que se obtenha o controle social aplicado ao cotidiano da comunidade.

Assim, o Projeto PAF Social pretende, em linhas gerais, estimular o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a formação e manutenção de ampla rede de controle. Numa primeira etapa, Universidades, Conselhos Municipais e Estaduais, Entidades de Classes e Observatórios Sociais serão reunidos para participar do controle da Gestão Pública.

Ao final dessa iniciativa, o TCE/PR sinaliza a possibilidade de iniciar movimento nacional em direção à aplicação do conceito de AUDITORIA SOCIAL. Esse modelo, já adotado em países da América Central, oportuniza aos cidadãos, às comunidades ou aos beneficiários da ação pública participar ativamente no controle social da Gestão Pública, com o propósito de conseguir que o esforço municipal e comunitário seja executado com transparência, ética, qualidade e efetividade.

 

 


Fichas de Atividades Semanais

Semanalmente, a Coordenação-Geral do Projeto PAF Social disponibiliza as fichas de atividade, contendo roteiro sugerido, o que deve ser entregue, prazos para execução e informações complementares.

Os documentos apresentados pelas equipes devem ser postados no Sistema CHANNEL.

 

 


Material de Treinamento - Extensão

Disponibilizamos a seguir as apresentações e os vídeos dos eventos de capacitação realizados para as equipes de auditoria operacional.

Treinamento realizado 23/11/2011

Treinamento realizado 16/11/2011

Capacitação 30/09/2011

Capacitação 29/09/2011

 


Resultados do Projeto

Em sua primeira fase, o Projeto PAF Social atuou em duas frentes: pesquisa e extensão acadêmicas. As equipes de pesquisa desenvolveram indicadores de gestão pública municipal, resultando, ao final, na apresentação de relatórios de pesquisa.Os grupos de extensão acadêmica tiveram atuação com foco na realização de auditoria nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. O resultado deste trabalho está contido nos Relatórios de Auditoria correspondentes.

Nos dias 05 e 06 de julho de 2012, as equipes apresentaram a síntese dos resultados, em evento realizado em Curitiba. Além das apresentações, as pesquisas foram reunidas em um e-book e os relatórios de auditoria tiveram suas recomendações apresentadas aos gestores.

 


Clipping de Notícias

Esse espaço é dedicado às notícias, informações e imagens sobre o Projeto PAF Social e serve como canal de comunicação entre professores, alunos e entidades participantes.

Aqui estão também as principais notícias do Projeto PAF Social na imprensa, com matérias nos principais sites e jornais de todas as regiões do estado. Confira!