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Infraestrutura urbana & Transportes

BACCHIEGGA, Fabio; VASCONCELLOS, Maria da Penha. Pequenos municípios e a COVID-19: análises sobre os desafios do enfrentamento da pandemia no Brasil. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 356-362. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8728/form4391251868.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Acesso Livre

 

BRASILEIRO, Luzenira Alves. Planejamento de sistemas integrados de trabalho e transporte público urbano com sustentabilidade cultural e social. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 594-607. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8853/form4454251895.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  O objetivo deste trabalho é propor um desafio aos estabelecimentos de comércio e serviços para diminuir o risco de contaminação dos trabalhadores que viajam por metrô e ônibus nos sentidos bairro - centro e centro -bairro na cidade de São Paulo - SP. O método usado para o desenvolvimento do trabalho consistiu em coleta de dados, analise dos resultados e elaboração do desafio. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: (1) entrevista a passageiros de forma remota utilizando questionário elaborado na plataforma Google Forms e enviado por endereços eletrônicos e redes sociais; (2) pesquisa de dados pela internet em sites de empresas e órgãos do setor. Os resultados da pesquisa mostram que os horários de pico e a lotação de metrô e ônibus continuam praticamente os mesmos valores do período anterior à pandemia porque este tipo de passageiro continuou realizando as mesmas viagens cotidianas para o cumprimento de suas jornadas de trabalho. A análise prenuncia que se houver a implementação do desafio proposto em alternar os horários de funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços no centro da cidade, os períodos de pico nos segmentos bairro - centro e centro -bairro serão ampliados e consequentemente as lotações serão reduzidas. Portanto, pode-se concluir que haverá uma diminuição aproximadamente igual a 50% de contaminação entre os passageiros. O planejamento do funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços para diminuir o risco de contaminação dos passageiros do transporte público urbano se caracteriza como um sistema integrado trabalho - transporte com sustentabilidade cultural e social.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Acesso Livre

 

ARAÚJO, Jefferson Cruz; RIBEIRO, Rochele Amorim. Diretrizes de planejamento do transporte coletivo e por bicicleta em tempos de COVID-19. In: In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 40-53. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8028/form3993251872.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  O objetivo deste artigo é elaborar possíveis diretrizes para o transporte coletivo e transporte por bicicletas em um cenário pós-pandemia da Covid-19, por meio do levantamento das respostas obtidas por um formulário aplicado nas redes sociais, mídias sociais, sites e jornais. Por se tratar de um tema de pesquisa associado ao cenário presente, que sofre com as restrições sociais, os dados foram coletados remotamente com os respondentes anônimos no período da pandemia, coincidente com a vigência da pesquisa (fev - mar 2021). Os dados coletados vieram de várias cidades brasileiras como: São Paulo-SP, Osasco-SP, São Carlos-SP, São José do Rio Preto-SP, Araraquara-SP, Campinas-SP, Piracicaba-SP, Porto Alegre-RS, Canoas-RS, Florianópolis-SC, Pouso Alegre-MG, Itajubá-MG, Frutal-MG, Maringá-PR, Curitiba-PR, Campo Grande-MS, Natal-RN, Pacoti-CE, Vitória da Conquista-BA, Brasília-DF, entre muitas outras. Os dados levantados demonstram que a maioria das pessoas não se sentem seguras utilizando o transporte coletivo na pandemia, porém, se sentem seguras utilizando a bicicleta. Outro dado importante coletado na aplicação do formulário, é que a maior parte das pessoas começaram a utilizar mais o automóvel durante a pandemia, enquanto isso, diminui o número de pessoas que utilizavam o transporte coletivo. Analisando os dados, é possível identificar que o investimento em transporte público, higiene diária dos veículos e investimento no transporte por bicicleta, são algumas das medidas necessárias e fundamentais para conter os prejuízos que a Covid-19 trouxe para a mobilidade urbana de muitas cidades. Assim, os resultados obtidos pela pesquisa, podem contribuir para o estudo e implantação de diretrizes de transporte e deslocamento no cenário atual de pandemia de Covid-19, podendo ser fundamental para o planejamento das cidades brasileiras no futuro pós-pandemia.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Acesso Livre

 

BORCHERS, Tatiane; FERREIRA, Victor Garcia Figueirôa; RIBEIRO, Rochele Amorim. A percepção do transporte público em capitais brasileiras no contexto da pandemia de COVID-19. In: In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 267-280. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8657/form3975251846.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  A pandemia de COVID-19 assolou o mundo em 2020. A medida de maior destaque para lidar com o novo coronavírus foi o isolamento social, sendo que uma das recomendações iniciais foi para as pessoas evitarem o transporte público quando possível. Esse estudo busca analisar se houve mudança significativa no modo de deslocamento da população das capitais brasileiras durante a pandemia de COVID-19, qual a percepção e os principais desafios do transporte público nesse contexto e quais medidas de contenção do contágio são consideradas mais seguras pela população. A metodologia envolveu um levantamento das medidas adotadas para enfrentamento da propagação do novo coronavírus e a aplicação de um questionário de percepção do transporte público antes, durante e após a pandemia. Os resultados mostram que houve redução na participação modal de viagens realizadas em modos de transporte público e aumento dos percentuais de viagens por automóvel; também indicam que os sistemas de transporte público podem ser seguros e percebidos como tal, desde que medidas de segurança adequadas sejam adotadas. Essa não é, entretanto, a percepção de quem usou esses modos de transporte durante a pandemia. É importante que os passageiros percebam o sistema como seguro para retomada da demanda no cenário pós pandemia. Para tal, o principal desafio está no financiamento dos sistemas de transporte público, sendo necessário analisar uma reestruturação que permita oferecer um serviço de alta qualidade e seguro à transmissão do Sars-CoV-2.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Acesso Livre

 

DUTRA, Joisa; CARDOSO, Filipe. O transporte público no Brasil na encruzilhada do pós-pandemia. Revista Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 75, n. 9, p. 46-47, out. 2021. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rce/article/view/84806/80254. Acesso em: 28 out. 2021.

Acesso Livre

 

FERREIRA, Victor Garcia Figueirôa; BORCHERS, Tatiane; FERNANDES, Ricardo Augusto Souza. Tecnologias de cidades inteligentes implantadas em transporte público em um cenário de pós-pandemia de COVID-19. In: In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 281-295. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8658/form4120251845.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo: Com a pandemia global do COVID-19 completando um ano, este trabalho pretende analisar as percepções dos usuários de transporte público perante a implementação de tecnologias de cidades inteligentes. Dois aspectos foram analisados, a saber: a percepção de segurança quanto a utilização de tecnologias de vigilância na contenção do vírus; e a percepção de segurança das mesmas tecnologias quanto a proteção de dados e privacidade. Após a identificação e escolha das iniciativas em cidades inteligentes a serem abordadas, um questionário foi elaborado e disponibilizado online, em que 414 respostas foram consideradas para a análise final, respeitando a proporcionalidade do percentual de respostas em cada região ao representativo populacional das mesmas. De maneira geral, as tecnologias passam grande sensação de segurança quanto ao uso do transporte público. Entretanto, causam preocupação quanto a proteção de dados e privacidade. A partir deste resultado e com análises em relação a regulamentação de dados pessoais, experiências internacionais e a realidade brasileira foram contrastadas.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

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FRANÇA, Tiffany Nicoli Faria Latalisa; FARIA, Teresa Cristina de Almeida. COVID-19 e urbanismo tático: novas possibilidades de uso do espaço público em tempos de pandemia. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 494-504. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8780/form4287251885.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  Este trabalho buscou refletir acerca de adequações urgentes no espaço público em tempos de crise a partir de intervenções urbanas táticas. Para isso, elucida medidas protetivas relacionadas ao controle da pandemia de COVID19, em especial sob os aspectos da mobilidade urbana e do engajamento civil, utilizando para isso o estudo de caso da implementação de ciclofaixas temporárias no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A metodologia desta pesquisa se baseou em publicações oficiais disponibilizadas em meio eletrônico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da Empresa responsável pelo setor de transportes e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Em adição, este trabalho se apoiou em publicações disponíveis em meio eletrônico da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) do período de 2012 a 2021. A partir da correlação entre o material levantado e a base teórica disponível sobre temas de interesse desta pesquisa, o estudo pretendeu discutir as operações temporárias e de pequena escala do tipo Urbanismo Tático, implementadas a partir da parceria entre poder público e sociedade civil para garantir uma mobilidade urbana mais segura em meio à pandemia de COVID-19 durante o ano de 2020 até o momento. O trabalho destaca que a inserção do Urbanismo Tático como ferramenta formal no planejamento urbano pode fomentar novas possibilidades locais e estratégias de ação imediata frente a crises como a da COVID-19, além de fomentar a participação cidadã nos processos decisórios sobre a urbe e sua importância, garantindo direitos básicos como o de se deslocar com segurança.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Acesso Livre

 

LOMBARDO, Magda Adelaide; FRUEHAUF, Amanda Lombardo; PELLEGRINO, Paulo Renato M. A dinâmica da COVID-19 no município de São Paulo e a busca de soluções baseadas na natureza: a importância dos espaços livres e parques públicos na saúde no contexto pós-pandemia. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 304-316. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8668/form4354251892.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  Esta pesquisa tem como objetivo analisar as diferenças socioespaciais da ocorrência da pandemia no Município de São Paulo. Assim como, verificar o papel dos espaços abertos, como a ocorrência de parques na cidade para o combate da pandemia COVID-19, associado a desigualdade na distribuição de renda e avaliar a qualidade de vida dos habitantes frente à necessidade de aumentar as áreas verdes, destacando a arborização urbana, no contexto póspandemia.Com base em vários mapas que oferecem a distribuição espacial da ocorrência da COVID-19, como: Acesso da população a estabelecimentos de saúde em São Paulo (2020): população de baixa renda acima de 50 anos de idade que não consegue acessar nenhum estabelecimento de saúde em menos de trinta minutos de caminhada; população que mora a uma distância maior do que 5 km do hospital mais próximo, com pelo menos um leito de UTI e um respirador; razão entre o número de leitos de UTI adulto com respirador disponíveis no SUS para 10 mil habitantes na zona de captação de cada hospital - São Paulo (2020), totalizando 53 hospitais com leitos de UTI ; mortes suspeitas ou confirmadas de coronavírus. Estes mapas foram relacionados com o mapa de Cobertura vegetal do Município de São Paulo, SP. Também foram analisados os Parques públicos e áreas de proteção. Este trabalho conclui que deve-se repensar a adequação desses espaços para que o seu uso não ocorra com aglomerações, criando riscos sanitários. Deste modo, o desafio é aumentar a criação de novos espaços abertos vegetados.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

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PABST, Gabriel. Covid-19 e o transporte público: uma agenda para os municípios brasileiros. Brasília: Enap, 2021. 58 p. (Cadernos Enap, 89; Coleção: Covid-19 Fast Track). Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6571 . Acesso em: 20 set. 2021.

Resumo: Ao atuar como eixo fundamental no acesso da população (preferencialmente a mais vulnerável) às instalações de saúde, o transporte público deve ser alvo de ações do poder público que garantam a prestação continuada de seus serviços durante o período da pandemia. Atualmente essa garantia sofre ameaças, na medida em que os operadores do setor (municípios que o ofertam diretamente ou empresas de ônibus que obtiveram a delegação de sua prestação) encontram dificuldades para manter suas atividades, dada a queda brusca na demanda pelo serviço. Adicionalmente, fatores de ordem técnica constituem ameaça para a resiliência do sistema, uma vez que ações que possam contribuir para a mitigação do contágio no interior dos veículos e suas estações (como o fornecimento de álcool em gel, desinfecções periódicas, abertura das janelas e limitação da quantidade de passageiros) envolvem o aumento do custo operacional e ainda não foram plenamente adotadas pelos operadores ou definidos por seus órgãos reguladores. Este estudo investiga tanto a capacidade de manutenção do sistema via identificação de uma tarifa que torne a operação viável sob o ponto de vista financeiro quanto a adoção de políticas públicas que garantam a função social do setor no período da pandemia: o acesso da população vulnerável a estabelecimentos de saúde com minimização do risco de contágio durante o seu deslocamento.

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MENDES, Élgen Soares; SÍGOLO, Letícia Moreira; TOLEDO, Renata Ferraz de. Habitação saudável, cidade sustentável e a interlocução entre ciência e sociedade: contribuições ao debate da pandemia de COVID-19. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 363-376. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8729/form4286251871.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  A Covid-19 oportunizou importantes reflexões sobre a organização das cidades e das moradias, sua influência na saúde e a necessidade de agirmos em direção à construção de um mundo com menos iniquidades e mais sustentável. Este trabalho teve por objetivo analisar a relação entre saúde, habitação e sustentabilidade, e de que forma esses temas se interconectam e se relacionam com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030. Trata-se de um estudo de natureza teórica e conceitual, de abordagem qualitativa, realizado por meio de revisão bibliográfica. A análise de 15 artigos selecionados permitiu a construção de três categorias: a primeira aborda a conexão habitação e saúde; a segunda, em uma escala mais macro, analisa a relação cidade, saúde e sustentabilidade; e a terceira destaca a relevância de processos participativos para o fortalecimento de políticas públicas. Evidenciouse a relevância de se pensar a ?saúde da habitação e das cidades' de forma interdisciplinar e intersetorial, considerando os diversos determinantes ambientais, sociais, culturais, econômicos, políticos, entre outros, e suas conexões, em direção à sustentabilidade, e a saúde como transversal a todos os ODS, o que demanda o fortalecimento de políticas públicas saudáveis. É imperativo ético a criação e ampliação de espaços de diálogo para qualificar políticas públicas na interface das áreas da saúde, ambiente e do planejamento urbano, e enfrentar situações de vulnerabilidade socioambiental e de iniquidades em saúde. O atual cenário de pandemia pelo Covid-19 reforça essas evidências e exige maior aproximação entre ciência, política e sociedade.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

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SIMON, Laura Panetto; FARAH, Ana Paula; MERLIN, Josér Roberto. A interface entre plano diretor e as cidades educadoras: uma alternativa para o planejamento das cidades pós-pandemia. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1., 2021, Tupã-SP. Anais eletrônicos... Tupã-SP: Ed. ANAP, 2021. p. 701-716. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8883/form4466251908.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

Resumo:  Esta pesquisa procura compreender as possibilidades de transformações urbanísticas qualitativas no espaço urbano, que podem ser potencializadas pelos planos diretores municipais, através da aplicação de preceitos enunciados pela Agenda 2030 e pelas cidades educadoras conforme Associação Internacional das Cidades Educadoras, pensadas no tempo subsequente a pandemia gerada pelo Covid-19. No primeiro momento são expostos e ampliados os conhecimentos tácitos e informais que transformam o espaço urbano coadjuvante no processo de educação informal, complementar ao saber explícito tratado pelos conteúdos curriculares oficiais. Demonstra que o espaço urbano como instância social, extrapola sua materialidade física e contém símbolos e sinais que possibilitam a releitura da cultura que o construiu, revelando ainda momentos históricos e técnicas que o transformaram no decorrer do tempo, fazendo da cidade uma enorme sala de aula, induzindo decisivamente a construção da cidadania. Evidencia as vantagens de se tratar o planejamento e a gestão da cidade sob a ótica da educação para todos, tangenciando os encontros sociais como forma de promover a alteridade, politizar a vida urbana e trocar conhecimentos, lembrando que a Constituição Federal exige a participação popular na própria elaboração dos planos diretores. Metodologicamente, a pesquisa sustenta todo o conhecimento explicitado, apresentando citações de inúmeros autores consagrados e evidencia algumas peculiaridades dos espaços em relação a convivência no ambiente urbano. Durante e após a pandemia, o plano diretor municipal, tomando o espaço como instância social que eduque pela sustentabilidade como proposto na Agenda 2030, indubitavelmente, será um dos eixos estruturantes da qualidade de vida, no período pós-pandemia.

Obs.: Outros artigos do I Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis nos Anais eletrônicos: https://www.eventoanap.org.br/eventos/paginas/evento/25/pagina/anaishttps://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8872/form3935251902.pdf . Acesso em 14 set. 2021.

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