Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Índice de Efetividade da Gestão Municipal

 

 

 

 


O QUE É O IEGM?

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná firmou termo de adesão à Rede Nacional de Indicadores - INDICON, uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa - IRB e os Tribunais de Contas do Brasil participantes. O principal objetivo da Rede é o levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM , uma ferramenta inovadora destinada a mensurar a eficácia das políticas públicas municipais.

O IEGM/TCEPR irá proporcionar múltiplas visões sobre a gestão municipal em sete dimensões do orçamento público, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Planejamento;
  • Gestão Fiscal;
  • Meio Ambiente;
  • Cidades Protegidas;
  • Governança em Tecnologia da Informação.

 

O IEGM/TCEPR, que será apurado anualmente, é composto pela combinação dos seguintes itens: informações levantadas a partir de questionários a serem preenchidos pelos jurisdicionados, dados e informações extraídos do Sistema de Informações Municipais -  Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do TCE/PR e dados governamentais.

Essa nova tecnologia de fiscalização implica uma diferente repartição de atividades e responsabilidades em matéria de execução do orçamento, o que deve ser cuidadosamente tomado em consideração nas fases de planejamento e execução de auditorias de resultados.

Os elementos apurados comporão, ainda, demonstrativos de eficiência e eficácia que servirão tanto para os munícipes quanto para os gestores, como valioso instrumento de aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

 


PORTAL INFOGRÁFICO

O Portal Inforgráfico do IEGM é uma ferramenta que reúne as informações dos resultados apurados, possibilitando visualizar em um mapa do Estado o desempenho por município, analisar os resultados em cada uma das 7 dimensões, extrair os questionários preenchidos, dentre outras funcionalidades.

Clique na figura a seguir para navegar no Portal Infográfico.

 


Manual do IEGM/PR


IEGM 2022 (ano-base 2021)

 

 

 

Links para acessar e responder os questionários:

Questionário IEGM 2022 Educação

Questionário IEGM 2022 Saúde

Questionário IEGM 2022 Planejamento

Questionário IEGM 2022 Fiscal

Questionário IEGM 2022 Meio Ambiente

Questionário IEGM 2022 Cidades Protegidas

Questionário IEGM 2022 Governança de TI

 

Download Questionários em PDF:

 

Perguntas e Respostas Frequentes:

 

Situação das Entregas:

 

Dúvidas no preenchimento dos Questionários? Acesse o Canal de Comunicação do IEGM