Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

CONTROLE SOCIAL

     

 

O Controle Social é uma forma de fiscalização e controle, por parte da própria sociedade, sobre as ações do Estado, exigindo que ele preste contas sobre o uso dos recursos públicos. Pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública: fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração.

 

Para fomentar essa importante atividade, o TCE-PR lançou o Programa de Controle Social É da Sua Conta. Ele reúne iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados a públicos variados.

As principais ações do programa, que tem duração prevista até 2020, estão alinhadas aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal e buscam seguir a visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem. Estas ações compreendem: Fórum de Controle Social, Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais, Jovem no Controle, Geração Social e Universidades.