CONTROLE SOCIAL | Ferramentas

     

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná oferece diversas ferramentas que podem auxiliar o controle social na fiscalização dos atos da gestão pública. 

 

Quanto o seu município pagou em diárias de viagem ao prefeito, aos vereadores e a servidores? E quanto um determinado veículo da frota municipal está gastando em gasolina? Quantos quilômetros ele percorre com um litro de combustível?

Essas informações estão disponíveis no Portal Informação para Todos - PIT. A ferramenta reúne informações atualizadas sobre a gestão dos 399 municípios paranaenses.

 

A Prestação de Contas é dever constitucional dos que utilizam, arrecadam, guardam, gerenciam ou administram dinheiros, bens e valores públicos. Qualquer cidadão pode consultar o trâmite e a situação atual das últimas prestações de contas dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, das Entidades Paraestatais e dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário Estaduais.

Confira também também a análise anual das contas do Governador do Paraná.

 

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.

 

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM é uma ferramenta inovadora destinada a mensurar a eficácia das políticas públicas municipais.

 

Confira informações sobre consulta de alertas emitidos, audiências públicas, relatórios de LRF, demonstrativos contábeis e análise de gestão fiscal municipal.

 

O Mural de Licitações é uma ferramenta de transparência da gestão municipal. Seu propósito é dar aos contribuintes, fornecedores e demais interessados informações atualizadas sobre as contratações na administração pública.

 

A Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº 12.527/2011 - é um instrumento de transparência pública que permite aos cidadãos solicitarem, aos órgãos públicos, informações de interesse pessoal ou coletivo.

 

O mapa de auditorias apresenta, de maneira didática e visualmente atrativa, as conclusões das auditorias e as recomendações feitas para solucionar as irregularidades ou falhas de gestão verificadas durante as visitas do TCE-PR. As auditorias integraram o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2016 a 2018.

 

Além de acompanhar as Prestações de Contas, você pode também acessar os relatórios de fiscalização elaborados pelas Inspetorias de Controle Externo do TCE-PR a respeito das entidades estaduais.