TCEs do Paraná e de Pernambuco se unem para fortalecer o controle social

Os servidores do TCE-PR Rhodrigo Deda (esquerda) e ...

Uma parceria entre os Tribunais de Contas do Paraná e de Pernambuco contribuirá para engajar os cidadãos desses dois Estados no controle social do gasto público. O acordo de cooperação técnico-didática assinado em 2017 reúne a Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR e a Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) do TCE-PE.

Na penúltima semana de fevereiro, o supervisor de Capacitação da EGP, Anderson Saladino, e o assessor da Presidência do TCE-PR Rhodrigo Deda conheceram iniciativas de fomento ao controle social desenvolvidas pelo TCE pernambucano, por meio do programa TCEndo Cidadania. Eles foram recebidos pela coordenadora da ECPBG, Uilca Cardoso, e pela gestora do programa de controle social, Ana Alaíde Pinheiro.

Durante uma semana, os servidores do TCE-PR visitaram sete municípios do interior pernambucano: Ingazeira, Custódia, Flores, Iguaracy, Serra Talhada, Sertânia e Triunfo. Nessas cidades, acompanharam as mobilizações, junto a membros de conselhos municipais, para a realização de eventos do programa TCEndo Cidadania nos meses de março e abril.

Os visitantes paranaenses também acompanharam curso para a capacitação de 34 membros de conselhos municipais, ministrado pelo técnico do TCE-PE Will Lacerda, em Camaragibe (Região Metropolitana de Recife). No encerramento da visita, participaram de palestra da iniciativa Escola Cidadania, para 28 alunos de escola pública, na sede do TCE-PE, na capital.

"Nosso objetivo é intensificar as ações de controle social no Paraná, com a participação dos conselhos municipais, observatórios sociais, estudantes de nível médio e universitários", afirma Saladino. Em abril, a equipe do programa TCEndo Cidadania virá a Curitiba, para dar sequência ao intercâmbio de conhecimentos com o TCE paranaense. A EGP repassará ao programa do TCE de Pernambuco a metodologia que desenvolveu na realização de cursos on-line.

O fortalecimento do controle social é uma das diretrizes do presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, no biênio 2017-2018. No ano passado, o Fórum de Controle Social, organizado pela EGP, capacitou 800 pessoas, nos cinco municípios mais populosos do Estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.