TCEs do Paraná e de Pernambuco firmam parceria para ampliar capacitação a distância

Abertura do 3º Congresso Internacional de Controle ...

Durante o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Curitiba entre os dias 17 e 19 de outubro, os Tribunais de Contas dos Estados do Paraná e de Pernambuco assinaram termo de cooperação técnica. O objetivo da parceria é o intercâmbio de experiências, métodos e tecnologias para a capacitação presencial e on-line.

O termo de cooperação técnica foi assinado, no dia 18, pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Durval, e por Dácio Rijo Rossiter Filho, gerente de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, do TCE pernambucano.

"A parceria busca a conjugação de esforços entre as duas instituições para a realização de projetos de pesquisa e capacitação dedicados ao desenvolvimento da ciência e das políticas públicas, aperfeiçoando e consolidando práticas e métodos de gestão e de controle social, em especial os cursos na modalidade a distância, em benefício dos jurisdicionados e de toda a sociedade", afirma a diretora da EGP, Mady Cristine Marchini.

Os cursos on-line já se consolidaram como o principal instrumento de capacitação utilizado pelo TCE-PR. No primeiro semestre deste ano, a modalidade representou 87% das 31.843 inscrições em cursos oferecidos pela EGP. Boa parte dos participantes é de outros Estados.

O evento

Realizado no centro de eventos Expo Unimed, em Curitiba, o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas foi organizado pelo Instituto Rui Barbosa, em parceria com o TCE-PR. O IRB é órgão de pesquisas e estudos do sistema brasileiro de controle externo do gasto público.

No total, o congresso promoveu dez painéis temáticos, com a participação de 45 conferencistas, nos principais temas ligados ao controle externo sobre a administração pública: contabilidade e orçamento, saúde, educação, segurança, infraestrutura, controle interno, compliance, políticas públicas baseadas em indicadores e desenvolvimento regional.