Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

TCE recebe, de empresário, cópia restaurada da Constituição do Paraná de 1947

Institucional

Capa da Constituição Estadual de 1947, que criou o ...

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Durval Amaral, recebeu das mãos do empresário paranaense Jonel Chede uma cópia do texto original da Constituição Estadual de 1947, assinada por todos os membros daquela Assembleia Estadual Constituinte. Entre as assinaturas, datadas do dia 12 de julho de 1947, está a de seu pai, o então deputado João Chede, presidente dos trabalhos para a nova constituinte.

O empresário recuperou a edição original da Constituição e a reproduziu, com o objetivo de preservar a memória política do Paraná. "Creio que a rememoração de um tempo em que se buscava a preservação dos direitos dos cidadãos e os direitos elementares democráticos, com o enaltecimento das classes políticas, tem o presente por intuito, a entrega a este Tribunal de Contas, com jurisdição em todo o território do Estado, para arquivo, de cópia do exemplar da Constituição de 1947, para conservação da memória política de nosso povo", diz trecho da carta que acompanha o documento.

Para Jonel Chede, que se diz entristecido com a atual criminalização da política, é preciso recuperar o verdadeiro sentido da política, que é o bem-estar do povo e o respeito às leis.

O presidente do TCE-PR agradeceu a iniciativa do empresário e comentou o atual momento da política nacional, ao lembrar que a saída para a crise terá de passar pela prática da boa política, para, assim, recuperar a confiança da população nas instituições. Durval também lembrou que a Constituinte de 1947 recepcionou o Decreto-lei nº 627, de 2 de junho de 1947, que dias antes havia criado o TCE-PR. Na nova constituição, artigos definiram constitucionalmente as atribuições e jurisdição da recém-criada corte de contas paranaense. O documento foi encaminhado à supervisão de Jurisprudência e Biblioteca para ser digitalizado e guardado.

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar