TCE realiza auditorias presenciais em treze municípios nesta semana

Prefeitura de Telêmaco Borba, município da região ...

Equipes de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) estão realizando auditorias presenciais em 13 municípios durante esta semana, verificando obras e inspecionando prefeituras nas áreas de educação, meio ambiente e controle interno.

Uma equipe de engenheiros da Coordenadoria de Obras Pública (COP) do TCE-PR, com o apoio de laboratório de análise, coleta amostras de obra de pavimentação asfáltica em Telêmaco Borba, no bairro da Limeira, executada pela MHR Construtora Ltda.

Em paralelo, outras equipes da COP estão avaliando as condições de conjuntos habitacionais localizados nos municípios de Farol, Iretama, Juranda, Quarto Centenário e Roncador. Nesta inspeção são verificadas desde as condições das obras até a regularização documental.

CAUD

Outros sete municípios estão sendo inspecionados por técnicos da Coordenadoria de Auditorias (CAUD), que realizam auditorias sobre temas específicos. Em Moreira Salles e Santa Izabel do Oeste, o tema é a educação. Já em Alto Paraná, Santa Isabel do Ivaí, Amaporã e Cruzeiro do Sul, o foco é a questão do meio ambiente; enquanto em Corumbataí do Sul estão sendo examinados os controles internos.

Até o final do ano, o TCE-PR realizará, no âmbito do PAF 2018, auditorias presenciais em 107 municípios do Paraná - mais de um quarto do total de 399. Além do transporte coletivo, as áreas avaliadas são as de saúde, educação, meio ambiente, pavimentação, transporte coletivo, regularização fundiária, controles internos, receita municipal, programas cofinanciados por organismos internacionais de crédito, validação de informações relativas ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e inspeções determinadas por acórdãos ou despachos processuais. As auditorias são executadas por equipes de servidores com formação multidisciplinar.

Com o PAF 2018, o TCE-PR realiza, como ocorreu no ano de 2017, suas ações de fiscalização de acordo com o Plano Estratégico definido para o quinquênio 2017-2021. Esse plano estabelece que a missão do órgão é fiscalizar a gestão dos recursos públicos, tornando-se mais próximo da sociedade, com mais resultados que a beneficiem.