Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

TCE-PR orienta cidadãos da região Oeste sobre como fiscalizar a gestão pública

Capacitação

o secretário de Controle Externo do Tribunal de Co ...

Na terceira edição do Fórum de Controle Social, realizada em Cascavel, pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, nesta terça-feira (31 de outubro), os palestrantes destacaram a importância do cidadão na atividade de fiscalização da administração pública. O auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) recebeu mais de 180 pessoas, incluindo integrantes de observatórios sociais, conselheiros municipais, servidores públicos, representantes de instituições da sociedade organizada e estudantes.

Organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas, o evento itinerante tem como objetivo desenvolver um espaço de criação de conhecimento do controle social. Entre os temas abordados no Fórum de Controle Social estão procedimentos de controle social; fiscalização de gastos com pessoal, de contratos e convênios; além da interação com a Ouvidoria do Tribunal de Contas, principal canal de comunicação do órgão fiscalizador com o cidadão.

Convidado a participar do evento, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Paraná, João Manoel da Silva Dionísio, abordou a função da sociedade no controle da gestão pública. "O papel do controle social é ir além dos Tribunais de Contas da União e do Estado, da Controladoria-Geral da União ou do Ministério Público. É evitar a fraude ou o desperdício do dinheiro público antes que aconteça", disse.

O secretário afirmou que a tolerância também contribui para que esses casos aconteçam. "A indignação e a cobrança são instrumentos poderosos para mudar a situação que estamos vendo no Brasil", concluiu.

 

Próximas edições

Outros dois municípios vão receber o Fórum de Controle Social ainda em 2017. As próximas edições serão em Maringá (29 de novembro) e Curitiba (8 de dezembro). O ciclo foi iniciado em Londrina, em 29 de agosto, e passou por Ponta Grossa, no dia 19 de setembro. A inscrição é gratuita e é realizada na aba da Escola de Gestão Pública do TCE-PR. Todo cidadão interessado pode participar.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar