Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

TCE-PR e IRB promovem Jornada Científica no dia 7 de agosto

Capacitação

Controle social e contratações no serviço público ...

Controle social e contratações no serviço público são os dois temas da Jornada Científica que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) promovem nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, em Curitiba. Desenvolvidas ao longo de 2015, por meio de uma parceria entre o IRB e as cortes de contas, as Jornadas Científicas são um programa de capacitação de membros e servidores dos TCs brasileiros em temas de interesse do sistema de controle externo do gasto público.

 "O objetivo é promover o aperfeiçoamento contínuo das atividades exercidas pelas cortes de contas", explica o presidente do IRB no biênio 2014-2015, conselheiro Sebastião Helvecio, que é presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Fundado em 1973, o IRB é a entidade que busca desenvolver o sistema de controle externo brasileiro por meio de pesquisas, estudos e eventos de capacitação.

Ao lado do presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, Helvecio fará a abertura do encontro. O evento será realizado no auditório da corte de contas paranaense, entre as 8 horas e as 12 horas desta sexta. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (5) no link.

Auditoria e concursos

Entre as 8h20 e às 10 horas, o técnico de controle Ricardo Alpendre, servidor da Diretoria de Auditorias (Daud), abordará o programa de Auditoria Social que vem sendo desenvolvido pelo TCE-PR em parceria com as universidades estaduais paranaenses. Nas duas auditorias sociais já realizadas foram verificados, entre outros temas, condições de saúde, educação e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/11) em municípios do Paraná.

Na segunda palestra, das 10 às 12 horas, a analista de controle Vivianéli Araújo Prestes, adjunta da Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (Dicap), abordará o tema: Atos de Administração e Concursos. A servidora vai detalhar regras constitucionais e legais aplicadas ao tema.

Vídeos

Os seminários das Jornadas Científicas têm duração de quatro horas e são realizados preferencialmente às segundas ou sextas-feiras, pela manhã, na sede dos TCs. Todas as aulas são gravadas e publicadas na videoteca disponível no portal do IRB na internet. "É uma forma de capacitar um número ainda maior de pessoas", destaca Helvecio.

 

Serviço

Evento: Jornada Científica

Data: 7 de agosto (sexta-feira)

Local: Auditório do TCE-PR, em Curitiba

Inscrições: clique aqui

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar